Pacto pela vida e pelo Brasil

Lançado num período em que o Brasil se deparava com o agravamento da pandemia. Foi assinado em 07 de abril, do corrente ano, dia mundial da saúde. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) assinou o Pacto pela Vida e pelo Brasil, impulsionada por sua fidelidade ao Evangelho de Jesus Cristo, fonte inesgotável da luz da verdade, luz indispensável para clarear caminhos e rumos novos que a sociedade brasileira precisa com urgência para construir um novo tempo. Este pacto foi assinado também por outras entidades representativas da sociedade civil.

É urgente a formação deste Pacto pela Vida e pelo Brasil. Que ele seja abraçado por toda a sociedade brasileira em sua diversidade, sua criatividade e sua potência vital. E que ele fortaleça a nossa democracia, mantendo-nos irredutivelmente unidos. Não deixaremos que nos roubem a esperança de um futuro melhor.

O Papa Francisco, na audiência geral de quarta-feira, dia 02/09, nos exortou a seguirmos em frente pelo caminho da solidariedade ou as coisas irão piorar. De uma crise sai-se melhor ou pior. Temos que escolher. A solidariedade é precisamente o caminho para sairmos melhores da crise. Por isso, o Pacto pela Vida e pelo Brasil conclama os cidadãos brasileiros, homens e mulheres de boa vontade, especialmente os governantes e representantes do povo, a se unirem no exercício de uma cidadania guiada pelos princípios da solidariedade e da dignidade humana, assentada no diálogo maduro, corresponsável, na busca de soluções conjuntas para o bem comum, particularmente dos mais pobres e vulneráveis. O momento que estamos enfrentando clama pela união de toda a sociedade brasileira. O desafio é imenso: a humanidade está sendo colocada à prova. Avida humana está em risco.

Todos juntos pela Vida e pelo Brasil.