A Palavra do Nosso Pároco – Abril 2021

Tempo Pascal: vida nova, nova criação, nova comunidade e povo da nova aliança. Cristo está vivo, venceu a morte e as forças contrárias ao seu projeto de vida de salvação e de libertação. Sua missão continua na vida e na missão dos seus discípulos de ontem e de
hoje.

A comunidade cristã é o lugar privilegiado para se encontrar com o Ressuscitado.
Quando a comunidade no dia do Senhor se reúne para ouvir a Palavra e para partir o pão, ali ele pode ser ouvido e visto com os olhos da fé.

O Cristo Ressuscitado é o centro da comunidade cristã, e ao seu redor ela se estrutura e
dele recebe a vida que a anima e que lhe permite se lançar na missão sem medo e enfrentar as dificuldades, os desafios que são muitos nessa mudança de época e diante de uma globalização da indiferença.

Não é necessário exigência de sinais extraordinários e miraculosos para provar que Jesus
ressuscitou. Jesus é o grande milagre de Deus. Basta a fé nas provas e nos sinais que encontramos na vida da comunidade cristã, para crer que de fato Jesus venceu
a morte, e está vivo.

Na vida de comunidade encontramos as provas de que Jesus está vivo. É no encontro com o amor fraterno, com o perdão dos irmãos, com a Palavra proclamada, com o Pão de Jesus partilhado (Eucaristia), na partilha e no serviço, que se descobre Jesus Ressuscitado.

Diante da incredulidade de Tomé e dos incrédulos de hoje, Jesus diz:
“Bem-aventurados os que creram sem terem visto!” (Jo 20,29).

O Tempo Pascal é um tempo privilegiado e propício para a uma maior valorização da
comunidade cristã e da missão que ela recebeu de Cristo Ressuscitado.

Sem comunidade, não há como viver autenticamente a experiência cristã, e a Paróquia tem
o grande desafio de ser este espaço, como nos afirmou o Documento de Aparecida.

A comunidade cristã é a experiência de Igreja que acontece ao redor da casa. É a Igreja que está onde as pessoas se encontram, independente dos vínculos de território, moradia ou pertença geográfica. No Novo Testamento, a palavra casa muitas vezes significa a comunidade – igreja, construída por pedras vivas (1 Pe 2,5). As atuais Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil apresentam a imagem da Igreja como casa,
sustentada por quatro pilares: a Palavra, o Pão, a Caridade e a Ação Missionária.

A comunidade cristã é casa da Palavra, na qual o discípulo escuta, acolhe e pratica a Palavra. Continuemos valorizando nossos grupos de base, que ajudam as comunidades a serem casa da Palavra. Neste tempo de pandemia, os grupos não estão se reunindo nas casas, e para evitar o esfriamento e a acomodação dos mesmos, sugerimos que os grupos
de base se encontrem em nossas igrejas e salões.

A comunidade cristã é casa do Pão. Ela vive da Eucaristia, que alimenta a vida de seus membros e os envia a testemunhar a vida nova que brota da ressurreição de Jesus.

A comunidade cristã é essencialmente uma comunidade que dá testemunho de Cristo
Ressuscitado, na força da Eucaristia.

A comunidade cristã é casa da caridade; sendo missionária, anuncia Jesus Cristo com gestos concretos de promoção e defesa da vida em todas as suas fases, trabalhando pela justiça, e pelos direitos da pessoa humana, principalmente dos mais pobres. Sendo casa da caridade a comunidade precisa investir no trabalho e na articulação das pastorais sociais.
Renovemos neste Tempo Pascal nosso compromisso com o mandato missionário de Jesus:
“Como o Pai me enviou, também eu vos envio” (João 20,21); “Vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos” (Mt 28,19); “Vão pelo mundo inteiro e anunciem a Boa Notícia para toda a humanidade” (Mc 16,15).
Deve ser meta das comunidades cristãs consolidarem a mentalidade missionária, pois Igreja missionária é compromisso de todos. A comunidade cristã é chamada a viver em estado permanente de missão, e a missão é o paradigma de toda ação eclesial.

Que a paz do Cristo Ressuscitado esteja com todos vocês.

Padre Tarcísio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui