A Palavra do nosso Pároco – Setembro 2020

 

Bíblia, palavra do Deus da vida, para a vida do povo de Deus.

 

A Igreja Católica no Brasil dedica o mês de setembro à Bíblia, palavra do Deus da vida, para a vida do povo de Deus. Um mês para a Bíblia significa uma maior conscientização da importância da Palavra de Deus para nós. Como afirma o Apóstolo Paulo: “Toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para refutar, para corrigir, para educar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito, preparado para toda boa obra” (2 Tm 3,16-17).

 

Na palavra de Deus encontramos o alimento da fé e a força para o testemunho cristão no mundo, na família e na igreja. O mês da Bíblia é para aumentar nossa confiança na palavra de Deus e nosso compromisso de não sermos apenas ouvintes, mas crentes e praticantes; é sábio aquele que acredita e vive de acordo com a palavra, que deve estar na nossa mente, na nossa boca e no nosso coração. Ela não é um livro a mais em nossa estante, mas o livro dos livros. Deve ser valorizada e nela devemos buscar respostas para os dramas da nossa vida. Jesus venceu todas as tentações pela força da palavra de Deus. Nela encontramos luzes e indicações para dizermos “sim” ao projeto de Deus, e “não” ao projeto das forças do mal.

 

As Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil de 2003-2006 nos dizem: “A escuta e a acolhida da Palavra desde que traduzidas coerentemente em atos são fundamentos da vida e da missão da Igreja”. As Diretrizes dizem também que deve ser incentivada a prática da leitura pessoal e orante da Bíblia, especialmente a prática dos círculos bíblicos ou grupos de base, como nós chamamos em nossa paróquia. Nesses grupos, a palavra de Deus deve ser proclamada e refletida a partir da realidade de vida em que vivemos e com o decorrente compromisso cristão.

 

As Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora 2019-2023 apresentam a Palavra de Deus como um dos pilares da comunidade. “Não basta ler ou estudar a Sagrada Escritura, pois a inteligência das Escrituras exige ainda mais do que o estudo, a intimidade com Cristo e a oração”. As atuais Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora destacam que é indispensável uma leitura orante comunitária, que evite o risco de uma abordagem individualista, tendo presente que a Palavra de Deus nos é dada precisamente para construir comunhão e vida eclesial. Neste tempo de pandemia, em que as famílias estão em isolamento social, elas são convidadas e motivadas a fazerem a leitura orante seguindo o Evangelho do dia, ou o Evangelho do domingo.

 

Que nossas comunidades, famílias, pastorais e grupos saibam valorizar cada vez mais a palavra de Deus e confiar em sua força. Nossas comunidades devem ser verdadeiras sementeiras e casas da palavra de Deus, que precisa cair em terra boa, ou seja, ela deve ser acolhida no coração de cada um de nós. Coração aqui quer dizer: a nossa vida, toda a nossa existência.

 

Para despertar as pessoas à vida cristã, no seguimento de Jesus, e à vida comunitária é urgente aproximá-las da Palavra de Deus, pela prática da leitura orante. São Paulo afirma que a fé vem pela pregação da Palavra de Deus, cf Rm 10,17.

 

Neste ano de 2020, durante o mês da Bíblia que acontece em setembro, iremos estudar o livro do Deuteronômio, que faz parte do Pentateuco, com o lema “Abre tua mão para o teu irmão” (Dt 15,11). Este lema faz eco e está em consonância com o lema da Campanha da Fraternidade deste ano, que é: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33). Devido à pandemia, não teremos a Escola da Palavra presencial, como acontece todos os anos; ela acontecerá de forma virtual, através de lives, todas as quartas-feiras, às 20h00. Convido e incentivo a todos e a toda s a acompanharem pelo Facebook CNLB Diocese de Guarulhos.

 

Valorizemos cada vez mais a palavra de Deus; como nos sugere o Papa Francisco, acolhamos o tesouro sublime da Palavra revelada. Como também afirmava Santo Ambrósio, quando tomamos nas mãos, com fé, as Sagradas Escrituras e as lemos com a Igreja, a pessoa humana volta a passear com Deus no paraíso. Deus abençoe a todos e a todas.

 

Padre Tarcísio.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui