A Palavra do nosso Pároco – Outubro 2020

Neste mês quero refletir com vocês sobre a Campanha Missionária realizada todos os anos no mês de outubro, promovida pelas pontifícias obras missionárias.

O mês missionário tem sua origem no Dia Mundial das Missões (penúltimo domingo de outubro, este ano será dia 18). A data foi instituída pelo papa Pio XI em 1926, como dia de oração e ofertas em favor da evangelização dos povos. A inspiração vem do mandato de Jesus para anunciar a Boa Nova entre todas as nações.

O tema deste ano é “A vida é missão”, e o lema “Eis-me aqui, enviame” (Is 6,8). O Papa Francisco  acentua a dimensão existencial da missão. “Eu sou uma missão de Deus nesta terra, e para isso estou neste mundo”. A vida se torna uma missão. Ser discípulo missionário está além de cumprir tarefas ou fazer coisas. Está na ordem do ser e não se reduz a algumas horas do dia. Não é que a vida tenha uma missão, ela é uma missão. A missão no coração do povo não é uma parte da minha vida ou ornamento que posso pôr de lado, ou um momento entre tantos outros. É algo que não posso arrancar do meu ser.

Em sua mensagem para o Dia Mundial das Missões, a ser celebrado dia 18 de outubro, o Papa Francisco fala das tribulações e desafios causados pela pandemia da Covid 19. À semelhança dos discípulos do Evangelho, fomos surpreendidos por uma tempestade inesperada e furibunda. Demo-nos conta de estar no mesmo barco, todos frágeis e desorientados, mas ao mesmo tempo, importantes e necessários: todos chamados a remar juntos, todos carecidos de mútuo encorajamento. E, neste barco, estamos todos. Tal como os discípulos que, falando a uma só voz, dizem angustiados “vamos perecer” (cf Mc 4,38); assim também nós nos apercebemos de que não podemos continuar na estrada cada qual por conta própria, mas que só conseguiremos juntos. Neste contexto, a chamada à missão, o convite a sair de si mesmo por amor de Deus e do próximo aparece como oportunidade de partilha, serviço e intercessão. A missão que Deus confia a cada um faz passar do “eu” medroso e fechado ao “eu” resoluto e renovado pelo dom de si. É necessário vencer o individualismo e a indiferença, pela solidariedade e pela comunhão fraterna. São algumas das lições que devemos aprender com a pandemia.

Diante de tantas necessidades pastorais, de tantas situações de injustiças e de violências, diante da cultura do mundo urbano com suas consequências para a vida das pessoas e de nossas comunidades eclesiais, nos fecharmos em nossas instituições, salões e templos seria um contra-testemunho evangélico, e estaríamos negando a natureza da Igreja, que é missionária. A Igreja em saída, como nos fala o Papa Francisco, é sermos uma Igreja próxima, aberta, capaz de sair de si para ir ao encontro das pessoas por caminhos novos, como profecia para a sociedade. Este movimento de saída renova a nossa vida e revitaliza a Igreja. Saiamos sem medo para comunicar a todos o Evangelho da vida e da paz, para vencermos a violência e a cultura de morte que está tão enraizada em nossa sociedade.

O objetivo da campanha missionária é sensibilizar, despertar vocações missionárias, criar sempre maior consciência missionária nas comunidades eclesiais e em suas lideranças.

A missão com a qual devemos colaborar é de Deus. Os batizados receberam “a missão de anunciar o Reino de Cristo e de Deus” e “de estabelecê-lo em todos os povos” (Documento Conciliar, Luz dos Povos 5 ). Não podemos fugir dessa responsabilidade. O Documento de Aparecida destaca a corresponsabilidade missionária de todos os batizados. Todos somos discípulos missionários de Jesus Cristo a serviço da vida, da fraternidade e da paz.

Todos os membros da comunidade paroquial são responsáveis pela evangelização de homens e mulheres em cada ambiente (Documento de Aparecida 171).

Vivamos intensamente o mês missionário, nos fortalecendo no espírito missionário e nos comprometendo com uma Igreja de saída, como nos pede nosso amado Papa Francisco. Saiamos, saiamos para anunciar e testemunhar que “Cristo é nossa paz. De dois povos, ele fez um só. Na sua carne derrubou o muro da separação: o ódio”, cf Ef 2,14.

Coragem! Vamos em frente! Eis que chegou a nossa hora missionária.

Deus os abençoe.

Padre Tarcísio