A Palavra do nosso Pároco – Maio 2019

 

Bem-aventurada aquela que acreditou, porque vai acontecer o que o Senhor lhe prometeu (Lc 1,45).

 

Na devoção popular o mês de maio é dedicado à Maria, mãe de Jesus e nossa, e é também o mês em que celebramos a festa da padroeira de nossa paróquia Nossa Senhora de Fátima, que acontece no dia 13 de maio.

 

 

Maria é feliz porque acreditou na Palavra de Deus, acolheu-a, na vida e no coração. Ai está o seu principal mérito. Como afirma o documento de Aparecida nº 271 “Ela fala e pensa com a Palavra de Deus; a Palavra de Deus se faz a sua palavra e sua palavra nasce da Palavra de Deus”.

 

Na visita a Izabel Maria se torna portadora de Deus. Deus reconhece Maria como a bem-aventurada, a agraciada porque ela acreditou. Quem acredita em Deus e segue sempre seus caminhos,ouvindo e colocando em prática sua Palavra é feliz e faz os outros felizes. Maria abriu espaço interior, deixou Deus entrar. Saiu de si e investiu sua vida num grande projeto, a que se sentiu chamada. Nos coloquemos na escola de Maria, para sermos homens e mulheres de fé, comprometidos com a Palavra de Deus. Continuemos firmes na leitura orante da Palavra de Deus, nos grupos de base, nos encontros e nas reuniões, nos inspirando em Maria para dizermos sim a essa Palavra no compromisso com políticas públicas que visa superação da desigualdade e a inclusão social dos pobres, como refletimos na Campanha da Fraternidade desse ano, despertando pessoas para o engajamento na comunidade, e envolvendo-as no seguimento de Jesus e na caminhada comunitária. Maria tem um posto especial na comunhão dos santos. Como diz o Concílio Vaticano ll, ela ocupa o lugar único, mais perto de Cristo e mais perto de nós. Por isso, podemos rezar a ela, contar com a sua intercessão, pedir sua proteção e auxílio e entregar–nos em suas mãos. A graça que Maria nos dá não vem dela e ela nada segura para si. Tudo vem de Deus e para Deus volta. Qualquer oração a Maria nos coloca em sintonia com Deus mesmo: o Pai, o Filho, e o Espírito Santo. Mais que rezar a Maria, devemos rezar como Maria.

 

Maria é a grande profetiza do povo de Deus, atenta aos sinais dos tempos. Ela no Magnificat, cf. Lc 1,46-56, reconhece a grandeza de Deus e a proclama. Ela se alegra em Deus, seu salvador, porque, ao ser escolhida e salva por Deus, viu nessa salvação a salvação de todos aqueles a quem o mundo descarta, exclui e condena à morte: os humildes, os pobres, os marginalizados e os famintos. Ela é a representante da comunidade dos pobres que aguardam ansiosos o fim de toda opressão, prepotência, injustiça e miséria. Maria diz a todos nós cristãos de hoje: não deixem morrer a profecia. Aprendamos de Maria a estarmos atentos aos apelos de Deus, que nos vem das realidades e dos fatos da vida. Aprendemos com Maria a reconhecer a grandeza de Deus e a nos alegrarmos, porque Ele faz em nós maravilhas, basta estarmos atentos e percebermos o quanto nos ama e nos concede graças. Ela reconhece o poder de Deus anuncia esse poder, mostrando que as injustiças deste mundo não passam despercebidas aos olhos de Deus. Quem fere, desrespeita ou ignora os pequeninos, fere e desrespeita diretamente a Deus.

 

Quero motivar e incentivar todo o povo de Deus, caminheiro nas comunidades que compõem a paróquia Nossa Senhora de Fátima, a participar da festa de nossa padroeira de 05-13 de maio. Quero destacar que neste ano celebramos os 55 anos da Paróquia. Portanto, na festa da padroeira, vamos dar graças a Deus pelos bons frutos dessa caminhada. Com Maria, a primeira missionária de Jesus e estrela da evangelização, continuemos firmes na missão a serviço do projeto do Reino de Deus, enfrentando sem medo os desafios que não são poucos, mas sustentados pela presença e pela força de Cristo Ressuscitado, vamos avante.

 

Santa Mãe Maria vem caminhar conosco.

 

Coragem, esperança sempre, e sigamos em frente.

Padre Tarcísio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui