Sobre a palavra de Deus na vida e na missão da Igreja

Exortação apostólica pós-sinodal; Verbum Domini. Do Papa emérito Bento XVI. Sobre a palavra de Deus na vida e na missão da Igreja.

A Exortação Apostólica Pós-Sinodal Verbum Domini (palavra do Senhor) tem uma introdução, três partes com diversos capítulos e uma conclusão. Foi promulgada no dia 30 de setembro de 2010 e publicada no mesmo ano.

A introdução recorda, antes de tudo, a fonte inspiradora de todo o texto: o prólogo do Evangelho de São João, o texto principal do Novo Testamento sobre a encarnação do Verbo.

Em seguida, são recordados os objetivos da Exortação Apostólica. Em primeiro lugar, apresentar os resultados do Sínodo sobre a Palavra na vida e na missão da Igreja, que teve lugar no Vaticano de 5 a 26 de outubro de 2008. O segundo objetivo consiste em promover a animação bíblica de toda a pastoral.

É necessário ter em conta a unidade de toda a Escritura, pois existe uma evolução na revelação. Ela é feita em diálogo com o ser humano e progressivamente. A pedagogia divina respeita a capacidade, as condições históricas e culturais do ser humano.

A segunda parte tem como título, A Palavra na Igreja; A Igreja é a Casa da Palavra. De um lado, porque o autor humano da Sagrada Escritura é o Povo de Deus. De outro lado, porque Cristo confiou a guarda de sua Palavra não a um indivíduo particular, mas à Igreja. A Igreja é, pois, o lugar originário da interpretação da Palavra. Ela interpreta oficialmente a Palavra.

A terceira parte tem, como título, A Palavra para o Mundo. Afirma o Profeta Isaías que a Palavra sai de Deus, opera no mundo e volta para Deus. Ela é semelhante à chuva que cai e irriga a terra. A Palavra de Deus “não volta sem ter produzido o seu efeito, sem ter executado a minha vontade e cumprido sua missão” (Is 55, 10-11). Esta Palavra é Jesus Cristo.

A conclusão da Verbum Domini insiste na necessidade de familiaridade com a Bíblia e apresenta um resumo das ideias principais do documento.

Pe. José Ayllson de Sousa
Área pastoral Nossa Senhora Aparecida – Bela Vista