Ser Dizimista

Há muita gente que não dá importância, mas o dízimo é bíblico! Há, na Bíblia, muitas passagens sobre o dízimo. É uma forma de agradecer a Deus por tudo que Ele nos dá, pois tudo que recebemos vem de Deus.

É o ar que respiramos, o sol que nos acalenta, a chuva que rega a terra, a tão abençoada água, sem a qual não podemos viver.

Muitas vezes passamos despercebidos, e nem sequer nos lembramos de agradecer a Deus. Nem só com palavras, mas também com o nosso gesto concreto de cristão consciente de que a Igreja precisa desta ajuda para a evangelização.

Há muitos anos eu coloquei minha filha Kátia na catequese. Depois, ela recebeu a primeira Eucaristia, mas se afastou da Igreja. Eu sempre a convidava, mas ela dizia: “Quando eu tiver vontade, eu vou.”

pastoral-do-dizimo

E assim passou muito tempo e todo final de ano eu recebia minha folhinha do dízimo.

Um belo dia minha filha me disse: “Quero ser dizimista” e eu respondi “Mas você nem vai à missa!”.

Mesmo assim, eu trouxe os envelopes e ela colocava a sua contribuição e eu levava à Igreja. Não achava muito certo, mas eu fazia isso sem murmurar e nem obrigá-la a nada.

Até que um dia ela chegou toda sorridente, alegre e me disse: “Mãe, eu hoje passei em frente a uma Igreja, me deu vontade de entrar ali. Confessei e comunguei, participei da missa!”. Se a alegria dela era grande, a minha eu acho que foi maior!

Desse dia em diante ela nunca mais faltou às missas aos domingos e começou a trabalhar na Pastoral do Dízimo, onde está até hoje.

Certo domingo, voltando da Santa Missa eu disse para ela: “Nossa, filha, você que nem ia à Igreja levar teus envelopes da contribuição do dízimo, agora trabalha na Pastoral do Dízimo!” E ela respondeu: “É, mãe, tem semente que demora a nascer”.

Matilde
Comunidade Nossa Senhora Aparecida