A Palavra do nosso Pároco – Fevereiro 2018

Dai graças ao Senhor, porque ele é bom!

A minha palavra deste mês é de agradecimento a Deus pelas maravilhas que Ele, na sua bondade e no seu amor, realizou através de nós evangelizadores e evangelizadoras na vida das comunidades que compõem a nossa paróquia, no ano de 2017. Quero destacar algumas atividades realizadas.

Iniciamos nossa caminhada pastoral com duas noites de animação missionária para as lideranças pastorais, com o objetivo de aprofundar a dimensão missionária que deve estar presente nas pastorais e em cada cristão. Pelo Batismo, nos tornamos discípulos missionários de Jesus Cristo, portanto nossa vida é missão.

No dia 02 de fevereiro, na celebração da Apresentação de Jesus no templo realizamos a abertura do Ano da Pastoral de nossa paróquia. Na caminhada pastoral continuamos trabalhando as cinco Urgências na Ação Evangelizadora, para que sejamos Igreja em estado permanente de missão, casa da iniciação à vida cristã, lugar de animação bíblica da vida e da pastoral, comunidade de comunidades, a serviço da vida plena para todos. Iniciamos a caminhada da catequese de inspiração catecumenal com formação para os catequistas e conscientização dos agentes de pastoral e de todo o povo que participa de nossas comunidades. Foram celebradas missas nas ruas, com objetivo missionário e para fortalecer a caminhada dos grupos de base. A leitura orante nos grupos de base e em nossas reuniões avançou ainda mais, e percebemos que esse método de leitura da Bíblia está se estruturando em nossa paróquia.

Celebrando o Ano Nacional Mariano, em comemoração aos trezentos anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, e os cem anos das aparições de Nossa Senhora em Fátima, aconteceram as peregrinações das duas imagens em nossa paróquia,com celebrações e outras atividades envolvendo todas as comunidades. Foram momentos de fé, de compreensão da verdadeira devoção mariana e de agradecimento a Deus pelas bênçãos e graças concedidas ao povo através de Nossa Senhora. Fátima e Aparecida, a mesma Maria de Nazaré, a Mãe de Jesus, e nossa Mãe que nos pede para fazermos o que seu Filho Jesus nos mandar.

Vários encontros de formação, celebrações paroquiais e diocesanas foram realizadas, para dar sentido à comunhão e uma maior identidade, de que a paróquia são as quatro comunidades, e que fazemos parte de uma Igreja diocesana. Em comunhão com a Diocese, participamos da Romaria Diocesana em Aparecida. Nossa paróquia, por meio de alguns agentes de pastoral, participou do encontro interdiocesano de CEB’s, em preparação ao intereclesial de CEBs, de 23 – 27/01, em Londrina PR.

Na celebração de Cristo Rei, iniciamos o Ano Nacional do Laicato. Formamos uma comissão de dois 12 leigos e leigas de nossas comunidades para representar a paróquia nas atividades desse ano.

A Pastoral da Esperança, a mais nova da paróquia, deu seus primeiros passos levando conforto espiritual e esperança às famílias enlutadas, e acolhendo-as na missa da esperança, que é celebrada toda quarta-feira na Igreja matriz da paróquia. O boletim informativo, instrumento de comunicação das comunidades, passou a ser jornal, com o nome Boa Notícia.

Apesar de inúmeros desafios, nossa paróquia está caminhando bem. Existem muitos esforços e muita dedicação da maioria de nossas lideranças, para que a evangelização aconteça de fato. Como foi apresentado na assembleia paroquial, que aconteceu no dia 02 de dezembro do ano passado, é urgente trabalharmos melhor as pastorais sociais, suscitando novos agentes e criando consciência em seus agentes de sua verdadeira missão; faz-se necessário uma maior articulação entre elas.

Parabéns a todos e a todas pela caminhada evangelizadora do ano de 2017.

Que continuemos animados e firmes na caminhada evangelizadora neste ano de 2018, confiando na promessa de Jesus, que garantiu estar sempre conosco.

Deus abençoe a todos.

Padre Tarcísio.