Campanha da Fraternidade 2020

Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso
‘‘Viu, sentiu compaixão e cuidou dele’’ (Lc 10,33-34)

Na busca de transformação e santificação, a Igreja no Brasil, oferece às Comunidades, no tempo da Quaresma, uma realidade para ser refletida, meditada, rezada. É a Campanha da Fraternidade, que, neste ano tem como tema: Fraternidade e vida: dom e compromisso; e, como lema: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34).

 

 

Fraternidade e vida! Pelo Verbo de Deus tudo foi criado, e no faça-se! (Gn 1,3), quando tudo passou a existir, a vida divina foi irresistivelmente comunicada como um transbordamento do amor trinitário. Todos os seres animados e inanimados, como efusão do amor de Deus, foram criados por amor. Nada escapa ou está fora desse amor. Assim, Deus vem ao nosso encontro, pois quer “[…] comunicar a sua própria vida divina aos homens, criados livremente por ele, para fazer deles, no seu Filho único, filhos adotivos” (CIgC, n. 52). Essa comunicação de Deus nos permite conhecê-Lo e amá-Lo e, assim, participarmos da glória amorosa da Trindade Santa.

Dom e Compromisso! A vida é um Dom que recebemos de Deus e que somos chamados a partilhar em busca da plenitude: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3,16). Deus tudo disse no seu Verbo encarnado: “Cristo, o Filho de Deus feito homem, é a Palavra única, perfeita e insuperável do Pai” (CIgC, n.65). Eis o nosso Compromisso para com essa vida, Dom de Deus: levá-la à plenitude de Cristo. Criados à sua imagem e semelhança, somos filhos no Filho, e os seus gestos de fraternidade nos ensinam este caminho: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34).

 

Vida é Dom de Deus! “Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância” (Jo 10,10). Jesus Cristo não apenas anunciou, mas Ele mesmo é a plenitude, a consumação de toda a vida. O seu viver, sua pregação, sua morte e ressureição despertam para o sentido da vida e, assim, Ele mesmo se revela para nós como o Caminho, a Verdade e a Vida! (Jo 14,6). Ele anuncia o ano da graça do Senhor, pois, na unção, proclama a liberdade aos presos no corpo e na alma, oferece visão aos cegos sem horizontes, liberta e alivia os oprimidos pela ganância e pelo egoísmo; é a boa-nova da solidariedade e da gratuidade para os pobres e desamparados (Lc 4,16-19).

Vida é Compromisso fraterno! A vida como Dom nos conduz a um Compromisso. Despertamos para a responsabilidade de nossa existência e de todas as criaturas. Compromisso como promessa de permanecer junto de, comprometer-se com. É o que lemos e vemos na parábola do bom samaritano. Ele permanece junto ao assaltado e garante-lhe acolhimento e cuidado: ver, sentir compaixão e cuidar serão os verbos de ação que nos conduzirão no tempo quaresmal. Que possamos nos dispor a uma profunda conversão da cultura da morte para a cultura da vida.

Tema, lema e objetivos

O Objetivo Geral é “conscientizar, à luz da Palavra de Deus, para o sentido da vida como
dom e compromisso, que se traduz em relação de mútuo cuidado entre as pessoas, na
família, na comunidade, na sociedade e no planeta, nossa Casa Comum”.

A CF 2020 apresenta dez objetivos específicos:

a) Apresentar o sentido de vida proposto por Jesus nos Evangelhos;
b) Propor a compaixão, a ternura e o cuidado como exigências fundamentais da vida para relações sociais mais humanas;
c) Fortalecer a cultura do encontro, da fraternidade e a revolução do cuidado como caminhos de superação da indiferença e da violência;
d) Promover e defender a vida, desde a fecundação até o seu fim natural, rumo à plenitude;
e) Despertar as famílias para a beleza do amor que gera continuamente vida nova;
f) Preparar os cristãos e as comunidades para anunciar, com o testemunho e as ações de mútuo cuidado, a vida plena do Reino de Deus;
g) Criar espaços nas comunidades para que, pelo Batismo, pela Crisma e pela Eucaristia, todos percebam, na fraternidade, a vida como dom e compromisso;
h) Despertar os jovens para o dom e a beleza da vida, motivando-lhes o engajamento em ações de cuidado mútuo, especialmente de outros jovens em situação de sofrimento e desesperança;
i) valorizar, divulgar e fortalecer as inúmeras iniciativas já existentes em favor da vida;
j) Cuidar do planeta, nossa Casa Comum, comprometendo-se com a ecologia integral.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui