55 Anos da Paróquia Nossa Senhora de Fátima

No dia 15 de agosto, vamos celebrar os 55 anos de caminhada da paróquia. São 55 anos construindo o Reino de Deus, pelo anúncio e o testemunho da Palavra de Deus.

Bendizemos a Deus pelos frutos dessa caminhada. E não foram poucos. Nesses 55 anos de caminhada, surgiram pastorais, grupos de base, instâncias de comunhão e participação (conselhos), equipes pastorais, movimentos, vocações para o sacerdócio e para a vida religiosa, leigos e leigas comprometidos com a ação evangelizadora, três novas paróquias, jornal, site, Facebook. Quero destacar a criação da Associação Caritativa da Paróquia, para ser presença solidária da Igreja, junto aos mais pobres e marginalizados. Entre 2008 e 2018, construímos três novas igrejas, incluindo a Igreja Matriz, com recursos das comunidades, dando assim um verdadeiro testemunho de partilha e de generosidade. Quantas maravilhas realizadas por Deus através dos padres, das religiosas (Congregação das Irmãs da Caridade de Otawa), e dos leigos e leigas, que colaboraram e que continuam colaborando com a caminhada da paróquia.

Nossa paróquia é muito viva, animada e sempre procurou caminhar desde o seu início nos passos do Concílio Vaticano II, das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, das Conferências dos Bispos da América Latina e do Caribe, e em uma comunhão afetiva e efetiva, com nossa amada diocese de Guarulhos, que está a caminho de seus 40 anos de Evangelização. Motivados pelo Documento de Aparecida, temos trabalhado para que a paróquia seja cada vez mais missionária, com uma presença marcante na vida das pessoas, uma paróquia realmente de discípulos missionários de Jesus Cristo, com um ardor missionário contagiante, e fascinante.

Muito se fez nestes 55 anos, e há muito por se fazer ainda. Vivemos em uma mudança de época, com perda de valores, de costumes, um crescente individualismo e indiferentismo religioso, e com isso se perde a importância de valores como a comunhão, a solidariedade, a vida em comunidade, a alteridade e a gratuidade, e toda essa mudança atinge a vida das comunidades.

Não vamos desanimar diante dos desafios e das muitas dificuldades. As consequências da mudança de época são apelos para que continuemos nossa caminhada evangelizadora com forte dimensão missionária, profética, acolhedora e misericordiosa. Coragem sempre! Caminhar sempre! Desanimar jamais. Jesus prometeu: “Eu estarei com vocês todos os dias, até o fim do mundo” (Mt 28,20).

Celebremos com júbilo e com gratidão essa bonita história de fé, de amor e de missão.

Quero motivar e incentivar todo o povo de Deus caminheiro nas comunidades que compõem a paróquia, a participar da Missa festiva dos 55 anos, elevando a Deus a nossa ação de graças.

Paróquia Nossa de Fátima, sua vida é missão.