Querigma – A Força do Anúncio

Querigma significa proclamação ou anúncio.

querigma

O anúncio feito pelos apóstolos é a primeira proclamação da Boa Nova do acontecimento Jesus de Nazaré, realizado na força do Espírito Santo, e está baseado no testemunho pessoal deles. Este anúncio tem como objetivo suscitar a fé e a conversão a Cristo.

Por sua Palavra e pelos acontecimentos de nossa vida, Jesus chama a cada um para a missão de anunciar. A sua Palavra arde em nossos corações porque é o Espírito Santo quem age. A nossa contribuição para a difusão do Evangelho é única e insubstituível, ninguém fará o que o Pai designou para cada um. Cabe-nos permanecer atentos para ouvir a voz do Mestre e sermos fiéis ao plano de sua vontade.

Antes de ser uma obrigação, é uma alegria anunciar a ação de Deus em nossa vida, comunicar a boa notícia da salvação, com alegria e confiança.

Para anunciar o QUERIGMA, partimos de uma experiência de fé, de uma abertura religiosa, naturalmente presente nas pessoas, sentir a manifestação de Deus nas inquietações, nos sofrimentos, nas alegrias, em sua ação salvadora, sentir-se acolhido nos braços do Pai; Deus nos ama, Deus é amor.

Tal convicção de fé nos fortalece nas situações mais desesperadoras que a vida nos reserva.

Deus vem ao encontro do ser humano, por isso toda conversão se dá no encontro pessoal com Jesus Cristo. Ele revela a sua proposta de vida nova, não como fato passado, mas como realidade plenamente atual.

Cristo nos aceita incondicionalmente, e só Ele é capaz de penetrar no santuário de nossa consciência, ouvir o nosso coração e conhecer os nossos verdadeiros sentimentos e desejos. A verdadeira acolhida que Jesus nos dá estabelece um diálogo de confiança, amizade e crescimento. O encontro com Cristo renova nossas relações humanas, orientando-nos, dia a dia, a uma maior solidariedade e fraternidade, na lógica do amor.

A Igreja é a comunidade dos seguidores de Jesus, novo povo de Deus fundado na nova aliança, graças ao sangue de Cristo. Ela anuncia a salvação como a sua razão de ser. Assim, todo aquele que crê é inserido numa cadeia ininterrupta de vida da Igreja, de anúncio da Palavra de Deus, de celebração dos Sacramentos, que chega a nós e que chamamos de tradição. Essa nos dá a garantia de que aquilo em que acreditamos é a mensagem original de Cristo, pregada pelos apóstolos.

Pode se dizer que o primeiro anúncio oferece a porta de entrada da experiência cristã, e não se transpassa essa porta somente com o pensamento, mas tomando uma decisão de estabelecer um contato pessoal com Jesus Cristo, considerado como alguém que está vivo e que oferece a vida em plenitude, o encontro com Deus, a salvação.

Ana de Souza

Com base no núcleo de catequese Paulinas