Padre Tarcísio comemorará 30 anos de ordenação sacerdotal no próximo dia 14

COMEMORAÇÃO DOS MEUS 30 ANOS DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL, E DE MEUS 25 ANOS DE SERVIÇO PASTORAL À PAROQUIA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, VILA FÁTIMA – CELEBRAÇÃO DE AÇÃO DE GRAÇAS
“Ó SENHOR EU CANTAREI ETERNAMENTE O VOSSO AMOR” (Sl 89,2)

“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção, para anunciar a Boa Notícia aos pobres” (Lc 4,18). Esse é o lema que eu escolhi para animar, e para inspirar minha vida sacerdotal. De fato ao longo desses 30 anos de ministério sacerdotal eu tenho me pautado por esse lema. Fui ungido sacerdote, pastor, e profeta. Sacerdote para presidir a celebração dos Sacramentos, tendo a Eucaristia como ápice, procurando santificar o amado povo de Deus. Pastor para animar, conduzir, cuidar, e presidir na fé, na esperança, e no amor as comunidades eclesiais confiadas a mim pela Igreja. Profeta para animar o povo de Deus na busca da justiça, na vivência dos valores do Reino, no anúncio da Palavra de Deus, e na denúncia das injustiças, e de tudo o que prejudica a vida das pessoas, principalmente dos mais pobres e marginalizados; profeta para consolar os tristes, desanimados, abatidos, e oprimidos; profeta para ser sinal de esperança de uma nova história, de uma vida nova e reconstruída na graça e no amor de Deus. Não posso deixar de mencionar que a comemoração dos meus 30 anos de ordenação sacerdotal, e de meus 25 anos na paróquia, acontece no Ano Nacional do Laicato. Quero sempre caminhar junto com os cristãos leigos e, leigas, os incentivando, e os animando a serem sal, luz, e fermento no mundo, testemunhando assim os valores do Reino de Deus, e construindo uma sociedade civilizada, sem os males da violência, e da injustiça.

Agradeço a Deus pelas maravilhas que ele realizou em mim e através de mim nesses 30 anos de sacerdócio, dos quais 5 anos vividos na Paróquia Santo Antônio, em Pimentas , e 25 anos vividos na Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Nesses 25 anos de serviço pastoral a esta paróquia procurei fazer uma caminhada com as comunidades, e as lideranças leigas na sinodalidade, na comunhão, e participação. Temos construído, juntos uma bonita história na caminhada evangelizadora, com espírito missionário, na vida das comunidades que compõem a paróquia Nossa Senhora de Fátima. Nesses 25 anos a serviço da paróquia tive mais alegrias que tristezas, enfrentei muitos desafios, e obstáculos, que foram vencidos pela graça de Deus e pelo apoio das comunidades. É claro que ainda temos desafios, e dificuldades a serem enfrentadas. Todas as conquistas adquiridas não foram só minhas, mas de todo povo de Deus caminheiro na paróquia. Peço perdão a Deus pelas minhas faltas, e fraquezas, e a todos os que por ventura eu tenha ofendido, magoado, ou escandalizado, peço perdão também de todo o coração. Muitas vezes errei, mas com uma vontade de acertar. Peço a Deus que tenha misericórdia de mim, bem como a todos os meus paroquianos.

Renovo meu compromisso de continuar doando minha vida por amor, a serviço de todos, como sacerdote, profeta, e pastor. Não deixem de rezar por mim. Com vocês eu tenho aprendido a ser sacerdote. Vocês são meus mestres. Continuemos juntos na missão, na comunhão, e na participação.

Que a Virgem Maria, de quem sou devoto seja sempre minha intercessora, protetora, modelo de vocação, e de fidelidade a Deus.

Bendito seja Deus pelos meus 30 anos de ordenação e vida sacerdotal.

Bendito seja Deus pelos meus 25 anos de serviço pastoral à paróquia Nossa Senhora de Fátima, como Pároco.

Padre Tarcísio.