O rosto da Misericórdia

O Papa Francisco proclamou este ano como Ano Santo da Misericórdia. A Bíblia nos apresenta Deus como Misericórdia e nossa vocação cristã é viver misericordiosamente. Mesmo se a compaixão e a misericórdia estão presentes muitas vezes em nosso cotidiano, neste ano, somos chamados a renovar nossa vida para que ela seja mais intensa e misericordiosa. A misericórdia é a luz e a chave de nossa vida tão preciosa e frágil e de nosso planeta tão vulnerável. As consequências práticas do Jubileu da Misericórdia são imensas: que se eliminem as dívidas injustas das pessoas e dos países explorados, que se abram as fronteiras aos imigrantes, que abramos as portas da misericórdia e os corações à esperança, que caminhemos guiados pela ternura das entranhas de misericórdia e a libertação para os que vivem oprimidos.

papa-francisco-misericordia

O Papa Francisco também nos recorda, em sua Bula de Proclamação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, que devemos praticar as Obras de Misericórdia. Segundo a tradição da Igreja, temos as Obras de Misericórdia Corporais (materiais), que são: Dar de comer aos que têm fome, dar de beber aos que têm sede, prover os que não têm o que vestir, acolher o estrangeiro, assistir os doentes, visitar os presos e sepultar os mortos. E as Obras de Misericórdia Espirituais: Ajudar os que têm dúvidas, ensinar os que não sabem, aconselhar os pecadores, consolar os aflitos, perdoar as ofensas, suportar com paciência as injustiças e rezar a Deus pelos vivos e mortos.

Estas ações são simples, carregadas de amor, nos abrem à graça de Deus, como nos lembra Santa Faustina em seu diário espiritual: “O Amor é a flor e a Misericórdia é o fruto”.

Sabemos que na nossa sociedade contemporânea precisamos atualizar as Obras de Misericórdia, para que os nossos gestos favoreçam a inclusão e a dignidade das pessoas. Por isso, nós vamos continuar refletindo sobre as Obras de misericórdia nos próximos Informativos para sentirmos a alegria do Jubileu da Misericórdia.

“A prática diária da misericórdia nos deixará mais humildes e respeitosos em relação aos outros, e nos deixará mais confiantes em Deus, certos de que também nós mesmos precisamos contar com a misericórdia de Deus”. (Cardeal Odilo Scherer).

Ir. Ivani Costa