Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade Sal da Terra e Luz do Mundo

A 54ª Assembleia da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), que aconteceu de 06- 15/04, aprovou o documento sobre a missão dos cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade: eles são chamados a ser o “sal da terra, a luz do mundo e o fermento na massa”, conforme recomendação de Jesus a todos os seus discípulos (cf. Mt 5,13-16). O documento tem por objetivo elucidar o importante papel dos leigos e leigas na Igreja.

cristaos-leigos

A missão do leigo decorre do seu Batismo, e não de um chamado especial da Igreja. Todos os batizados são, pela própria adesão de fé a Cristo e ao Evangelho, discípulos missionários de Jesus Cristo; como tal, recebem a graça do Espírito Santo e são constituídos testemunhas de Cristo no mundo: “vós sois minhas testemunhas”. Portanto, leigos e leigas são os cristãos que estão incorporados a Cristo pelo Batismo, que formam o povo de Deus e participam das funções de Cristo: sacerdote, profeta, e rei. Realizam, segundo sua condição, a missão de todo povo cristão na Igreja e no mundo. São homens e mulheres da Igreja no coração do mundo, e homens e mulheres do mundo no coração da Igreja.

Nesse documento se busca valorizar os cristãos leigos e leigas, o verdadeiro tesouro escondido dentro da Igreja e da sociedade. São eles que sentem as alegrias e as dores de cada momento nesse mundo, “lugar da ação consciente, autônoma e criativa do cristão”.

O Documento ressalta a influência que os leigos têm nos serviços de evangelização da Igreja. Ressalta sobretudo a importância dos leigos na evangelização; nós normalmente ligamos a parte da evangelização ao bispo, ao padre, ao religioso, à religiosa, mas cada vez mais se tem acentuado a necessidade de uma Igreja missionária e evangelizadora, na qual os leigos e leigas exercem uma função, um ministério muito importante.

Mas é importante ter cada vez mais consciência de que a missão específica dos leigos e leigas se realiza no mundo de tal modo que seu testemunho e sua atividade contribuam para a transformação das realidades, e para a criação de estruturas justas segundo os critérios do Evangelho. A evangelização do Continente, dizia-nos São João Paulo II, não pode realizar-se hoje sem a colaboração dos fiéis leigos.

Quero bendizer e louvar a Deus pelos inúmeros leigos engajados na evangelização, principalmente aqueles comprometidos com a transformação da sociedade, aqueles que trabalham nas pastorais sociais, promovendo a dignidade humana das pessoas, e tornando nossa Igreja mais samaritana, e solidária com os mais pobres e marginalizados. Que eles contribuam cada vez mais com a presença da Igreja na sociedade.

Que esse documento seja bem acolhido e sirva para uma maior compreensão e valorização da missão dos leigos na Igreja e na sociedade.