A Palavra do nosso Pároco – Outubro 2015

Neste mês quero refletir com vocês sobre a Campanha Missionária realizada todos os anos no mês de outubro. Esta campanha é promovida pelas pontifícias obras missionárias.

O mês missionário tem sua origem no dia mundial das missões (penúltimo domingo de outubro, este ano dia 18). A data foi instituída pelo papa Pio XI em 1926, como dia de oração e ofertas em favor da evangelização dos povos. A inspiração vem do mandato de Jesus para anunciar a Boa Nova entre todas as nações.

O tema deste ano é: Missão é Servir. E o lema: “Quem quiser ser o primeiro seja o servo de todos” (Mc 10,44). Com isso a Igreja destaca a essência da mensagem de Jesus. Ele veio “para servir” (cf Mc 10,45). Diante da tentação do poder Jesus nos dá uma grande lição: “Quem quiser ser o primeiro, seja o servo de todos” (Mc 10, 44).

A grandeza de uma pessoa se mede pela sua disponibilidade de servir por amor aos irmãos, principalmente os mais pobres, e mais necessitados. O papa Francisco nos recorda que, “na doação, a vida se fortalece; e se enfraquece no comodismo e no isolamento. De fato, os que mais desfrutam da vida são os que deixam a segurança da margem e se apaixonam pela missão de comunicar vida aos demais” (A alegria do Evangelho 10).

O objetivo da campanha missionária é sensibilizar, despertar vocações missionárias, criar sempre maior consciência missionária nas comunidades eclesiais, e em suas lideranças.

Não podemos nos esquecer que comunidade missionária é compromisso de todos.

Neste mês dedicado às missões, cada comunidade da paróquia deve dizer com ardor missionário, e com consciência: nossa vida é missão. E assumir para valer este compromisso, através de gestos e atitudes missionárias.

Chamo a atenção de todos, e de todas para o nosso projeto de visitas missionárias, que deve ser assumido por todas as forças vivas, e atuantes das comunidades que compõem a paróquia. Este projeto nos ajudará a concretizar a missão permanente, que é uma das cinco urgências na ação evangelizadora da Igreja no Brasil.

A missão é de Deus pela qual devemos colaborar. Os batizados receberam “a missão de anunciar o Reino de Cristo e de Deus” e “de estabelecê-lo em todos os povos” (documento conciliar, Luz dos povos 5). Não podemos fugir dessa responsabilidade. O Documento de Aparecida destaca a corresponsabilidade missionária de todos os batizados. Todos somos discípulos missionários a serviço de Jesus Cristo.

Todos os membros da comunidade paroquial são responsáveis pela evangelização de homens e mulheres em cada ambiente (Documento de Aparecida 171).

Vivamos intensamente o mês missionário, nos fortalecendo no espírito missionário, e nos comprometendo com uma Igreja de saída, como nos pede nosso amado papa Francisco. Saiamos, saiamos para oferecer a todos a vida de Jesus Cristo!

Que Jesus o grande missionário do Pai anime, e abençoe a todos, e a todas.

Mãos a obra! Coragem! Fé m Deus! Bíblia na mão e no coração, e pé na missão.

padre-tarcisio