Por Maria Aparecida a Dona Cida

Neste mês vamos contar a historia de Maria Aparecida Jesus Silva, a Dona Cida da Comunidade São Paulo Apóstolo da Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

Chegada em 1975 na Vila Barros, vinda da cidade de Umuarama, estado do Paraná, trazendo uma grande experiência pastoral, começou a participar da comunidade ainda quando o bairro era formado de casas simples onde todos se reuniam, principalmente na casa da falecida Dona “Cida Gorda”, Dona Dolores e do Sr. Eli, presenciando nessa época o batizado da Alice filha do Sr. José Gomes, o primeiro aqui realizado.

dona-cida-paroquia-nossa-senhora-de-fatima

Dona Cida nos dá testemunho do início da Comunidade São Paulo Apóstolo, que se formou, nas palavras dela, como uma grande panela que tinha de tudo e muito bem temperado. Como uma família, corajosa e muito empenhada, todos se ajudavam, inclusive para a construção das casas dos membros, até quando alguns se mudavam para outros lugares. Ela reitera que a comunidade era bem diferente do que é hoje, não era uma comunidade mansinha, tímida, mas muito atuante. Juntamente com o falecido Padre Jean Roque, com a irmã Margarida e membros da comunidade, visitava as casas do bairro e as comunidades próximas. Dona Cida se lembra das palavras do Padre Jean Roque, que dizia que trabalhar com eles o fazia lembrar-se dos discípulos de Cristo que se uniam e saiam em missão. Caminhavam até a antiga Capela que existia próxima onde atualmente é a Escola Roberto Alves e o posto de saúde, e saiam para visitar as favelas da região e as famílias carentes, para ajudá-los.

Incentivada pelo Padre Berardo, fez um curso de teologia, participou da Pastoral da Saúde, trabalhando inclusive dentro dos hospitais próximos por sete anos; trabalhou na pastoral do Batismo com o Sr. Sebastião Honório; ele dizia que queria contar com seu talento para ajudá-lo e Dona Cida dizia: “Eu não tenho talento, tenho coragem!” Fez iniciar o serviço social em nossa comunidade, com seu grupo passava nas casas pedindo doações para as famílias carentes, incentivou pessoas e formou grupos de base em nosso bairro.

Trabalhou na formação da Pastoral da Criança a pedido da falecida Dona Matilde e incentivada pelo Sr. Sebastião Honório, no início com poucos recursos, pesava as crianças pendurando a balança em uma arvore na Rua Cristolândia e fazendo sopa para as crianças e famílias em sua casa. Chegou a batizar 62 crianças que eram assistidas e fez de tudo para acompanha-las no caminho da fé. Participou da construção do primeiro centro comunitário, na Rua Fonte Boa, Dona Cida era coordenadora da comunidade, com a ajuda financeira do exterior e esforço de toda a comunidade o prédio foi concluído pelas mãos do Sr. Antônio, o falecido marido de Dona Cida e mutirões com a participação de todos.

A Dona Cida é uma figura ímpar da nossa história; em todos os momentos de nossa entrevista, e durante sua atuação na comunidade, afirmou sempre com firmeza que o que precisamos e nos falta é coragem, o restante o Espírito Santo dará. A Dona Cida nos dá um testemunho muito bonito, ela disse uma vez ao Padre Tarcísio que se Deus a fizesse melhorar, ela faria tudo de novo pela comunidade e faria mais se pudesse! “Coragem Comunidade, a gente precisa lutar, segure nas mãos de Deus, não tenham medo e juntos peçamos a Ele que ilumine os nossos passos, pois onde nós estivermos, Deus estará sempre ao nosso lado; não tenha medo de lutar e ser luz para os outros para fazê-los caminhar com Jesus. Se nascemos para ser família de Deus, vamos em frente!!!”

Pascom.