A Palavra do nosso Pároco – Março 2019

Quaresma: Caminhada para a celebração da Páscoa, a ressurreição do Senhor

Celebrada desde o século IV, a Quaresma vai da quarta-feira de Cinzas até a Missa da Ceia do Senhor, inclusive.

 

 

 

A Quaresma é o momento favorável para intensificarmos a vida espiritual através dos meios santos que a Igreja nos propõe: o jejum, a oração e a esmola. Na base de tudo isto, porém, está a Palavra de Deus, que somos convidados a ouvir e meditar com maior assiduidade neste tempo.

 

No início da Quaresma é importante preparar o nosso coração para receber em abundância o dom da misericórdia divina. A palavra de Deus exorta-nos a converter–nos e a crer no Evangelho, e a Igreja indica-nos na oração, na esmola e no jejum, assim como na generosa ajuda aos irmãos, os meios através dos quais podemos entrar no clima da autêntica renovação interior e comunitária.

 

A Quaresma é um novo começo, uma estrada que leva a um destino seguro: a Páscoa da Ressurreição, a vitória de Cristo sobre a morte. E este tempo não cessa de nos dirigir um forte convite à conversão: o cristão é chamado a voltar para Deus “de todo o coração” (Jl 2,12), não se contentando com uma vida medíocre, mas crescendo na amizade do Senhor. Jesus é o amigo fiel que nunca nos abandona, pois mesmo quando pecamos, espera pacientemente pelo nosso regresso a Ele e, com esta espera, manifesta a sua vontade de perdão.

 

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove este ano, durante a Quaresma, a Campanha da Fraternidade, cuja finalidade principal é vivenciar e assumir a dimensão comunitária e social da Quaresma.

 

A Campanha da Fraternidade ilumina de modo particular os gestos fundamentais desse tempo litúrgico: a oração, a esmola e o jejum. Neste ano, o tema da Campanha é “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás liberto pelo direito e pela justiça” (Is 1,27).

 

A Quaresma é o tempo favorável para nos renovarmos, encontrando Cristo vivo na sua Palavra, nos Sacramentos e nos pobres e sofredores. O Senhor que, nos quarenta dias passados no deserto, venceu as ciladas do Tentador, indica-nos o caminho a seguir. Que o Espírito Santo nos guie na realização dum verdadeiro caminho de conversão,  para redescobrirmos o dom da Palavra de Deus, sermos purificados do pecado que nos cega e servirmos a Cristo presente nos irmãos necessitados. Convido a todo povo de Deus caminheiro nas comunidades que compõem a paróquia Nossa Senhora de Fátima para vivenciar intensamente o tempo da Quaresma, participando da Missa da Penitência, da Via-Sacra, às sextas-feiras, dos encontros de reflexão e oração sobre a Campanha da Fraternidade nos grupos de base, fazendo uma boa confissão.

 

Convido também a meditar individualmente, ou com a família, os capítulos 5-7 do Evangelho segundo Mateus, onde temos o sermão da montanha, a nova lei do Reino que Jesus veio realizar, verdadeiro caminho de santidade, em que ele nos ensina como vencer e inibir a violência, e construir uma sociedade justa, pacífica e reconciliada. Diante de uma sociedade marcada pela cultura do ódio, da vingança, Jesus nos convida a percorrer o caminho do diálogo, da reconciliação, do perdão, do amor sem limites e do respeito pelo outro. Aquele que pensa diferente de mim, que tem opções e opiniões diferentes da minha, não é meu inimigo, mas um irmão com quem eu devo caminhar e amar.

 

Vivamos interiormente as práticas externas da Quaresma.

Uma abençoada e frutuosa Quaresma a todos e a todas.

Padre Tarcísio