Semana Nacional da Família

Coordenação: Pastoral Familiar.

Endereço: Igreja Nossa Senhora de Fátima (Salão Paroquial) – Av. Otávio Braga de Mesquita, 871 – Vila Fátima.

E-mail: [email protected].

O que é a Semana Nacional da Família?

A Semana Nacional da Família teve origem em 1992 como resposta à necessidade de defesa e promoção da família, cujos valores, são agredidos na sociedade. É um evento promovido pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) e Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, da CNBB.
Trata-se de um momento forte no qual a Pastoral Familiar se articula com as demais pastorais da Igreja para evangelizar a família na globalidade dos seus aspectos e realidades.
Em nossa Paróquia a semana Nacional da Família é realizada com vários eventos como: Missa de Abertura, Terço com as Famílias, Adoração ao Santíssimo Sacramento com as Famílias, Caminhada luminosa com as Famílias nas ruas das 4 comunidades que compõem nossa Paróquia e encerrando com a Festa das Famílias que acontece no estacionamento da Igreja Matriz da Paróquia.
A Semana Nacional realiza-se sempre a partir do segundo domingo de agosto, em sintonia com o Dia dos Pais. Recordando que a família é uma realidade que  parte do humano, ou seja, tem sua origem no encontro e no compromisso de  um homem e uma mulher que se enamoram e decidem unir-se para sempre. A  conclusão da Semana da Família, entretanto, se dá na Solenidade da  Assunção de Nossa Senhora, mostrando que a família como realidade humana  precisa ser assumida por Deus para chegar à plenitude de seu significado e de  sua missão.
Como Igreja missionária precisamos ir ao encontro das famílias. As DGAE (2019-2023) nos apontam a família como sujeito fundamental da ação missionária da Igreja: “Ir ao encontro das famílias, em sua realidade concreta, com as luzes e sombras e com as contradições à condição humana e acolhê-las na comunidade eclesial há de ser a meta de toda comunidade.” (nº138).

Como chegar