História da Comunidade São Paulo Apóstolo da Vila Barros
Em 29 de janeiro de 1971, teve início a Comunidade São Paulo Apóstolo, começando sua caminhada como Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). No final da década de 50 e início dos anos 60, o Sr. Sebastião Honório, que já morava na Vila Barros e participava na igreja Matriz no centro da cidade, envolveu-se na doação de um terreno na Av. Otávio Braga de Mesquita para a construção da igreja Nossa Senhora de Fátima. Junto com irmãos e irmãs da Vila Fátima, Vila Barros e outros bairros até a região do Taboão, iniciaram a construção da igreja Nossa Senhora de Fátima, que se tornava a paróquia dessa grande região. Com o crescimento populacional, essa paróquia foi se subdividindo em várias outras ao longo do tempo.
Nos anos 70, com o surgimento das CEBs no Brasil, a partir das orientações do Concílio Vaticano II, essas comunidades começaram a se organizar e atuar na igreja católica do país, fortalecendo a atuação da igreja no campo sociopolítico e ajudando na formação da consciência de pertença da população mais pobre.
Ainda na década de 1970 e 80, surgiram na região os primeiros grupos de base e a iniciativa de celebrações nos bairros, realizadas nas casas com pequenos grupos. Os primeiros grupos de catequese foram coordenados pela Senhora Dolores e pelo Senhor Expedito, com ajuda da Irmã Margarida, e tendo como primeiros catequistas os Senhores Walter e Manoel Marcolino. As primeiras pastorais criadas foram Serviço Social, Liturgia e Batismo.
- Serviço Social: Uma equipe identificada com crachá arrecadava alimentos de casa em casa para distribuir para as famílias que mais necessitavam.
- Liturgia: Equipe formada pela Senhora Aparecida Roncoli, Benedita Tranquilo, Vicentina e Dolores.
- Batismo: Começou com o Senhor Sebastião Honório.
Havia também grupos bíblicos, coordenados pelo Padre Geraldo, com reuniões realizadas na casa da Senhora Ana e do Senhor Elias. Em 1975, iniciou-se a Pastoral da Catequese, com grupos de crianças cujos pais já faziam parte da comunidade (catequese permanente) e grupos de crianças cujos pais ainda não participavam da comunidade (catequese da iniciação).
Com o crescimento dos grupos, a comunidade foi dividida em três setores: Vila Barros I, II e III, sendo que o setor Vila Barros III era formado pelos moradores do Jardim Flor do Campo, que posteriormente passaram a fazer parte da Comunidade Vila Fátima. Na época, pertencíamos à Diocese de Mogi das Cruzes, onde o Bispo era Dom Paulo Rolim. Em janeiro de 1981, Guarulhos tornou-se Diocese, e o Sr. Sebastião Honório foi nomeado um dos primeiros ministros extraordinários do batismo da Diocese de Guarulhos pelo Bispo Dom João Berguesi, fortalecendo ainda mais a importância do ministério leigo em nossa paróquia.
As primeiras celebrações na Vila Barros aconteceram no quintal da casa das “Donas Cidas”, na Rua Eugênio Diamante. Celebrávamos juntos com os moradores da Vila Barros, Jardim Ipanema, Jardim Scyntila e Jardim Zimbardi, dando origem à Comunidade São Paulo Apóstolo.
No final dos anos 1970 e início dos anos 1980, iniciou-se o projeto para a compra do terreno na Rua Fonte Boa, na Vila Barros. A compra foi efetuada em 1981 pelo Padre Raimundo, que também providenciou a planta. O dinheiro foi conseguido através de quermesses, um empréstimo feito pela Irmandade de Caridade de Ottawa e outras entidades do Canadá. A primeira missa da nossa comunidade foi celebrada no terreno antes de iniciar a construção, assim como o primeiro batismo, da menina Alice Tenório da Silva, celebrado pela Irmã Margarida.
Em 1983, ainda com a igreja em acabamento, começou a ser realizada uma missa por mês, todas as primeiras sextas-feiras. Em 1984, a princípio, a padroeira da nossa comunidade seria Nossa Senhora Aparecida, mas devido a um engano da Irmã Cleuza ao pedir isenção ou desconto na conta de luz na Eletropaulo, a comunidade acolheu com muito carinho o padroeiro São Paulo Apóstolo.
Outro fato interessante ocorreu em setembro de 1984, quando duas senhoras do Parque Cecap doaram uma imagem de Nossa Senhora Aparecida para a nossa comunidade. Em 1987, com o Centro Comunitário já rebocado, a Senhora Dolores providenciou uma imagem de São Paulo Apóstolo, e no dia 25 de janeiro de 1987, a comunidade realizou a primeira festa de São Paulo Apóstolo.
Com a obra concluída, a comunidade cresceu e se organizou com a atuação de diversas pastorais. Em 1993, com a chegada do Padre Tarcísio, houve a unificação da Vila Barros I e II, e a criação da Comunidade São Lucas para atender os bairros do Jardim Ipanema, Jardim Scyntila e Jardim Zimbardi. Isso contribuiu para o crescimento e união da comunidade.
Por volta de 2014, surgiu a necessidade de ampliação da igreja, e foi comprado o terreno ao lado da primeira igreja. A construção da nova igreja foi inaugurada em 29 de junho de 2018.
Localização: Rua Fonte Boa, Vila Barros
Agradecimentos: A todos que contribuíram e continuam contribuindo para o crescimento e sustentação da comunidade e da paróquia. Agradecemos especialmente ao Padre Tarcísio, que caminha conosco há mais de 30 anos, animando e fortalecendo nossa caminhada com seu apoio, carinho e dedicação.
Pesquisador: Cesar Alves