História da Comunidade São Lucas Evangelista do Jardim Ipanema, Guarulhos, SP

No ano de 1978, nascia a Comunidade São Lucas Evangelista no Jardim Ipanema, Guarulhos, São Paulo, através de um pequeno grupo que se reuniu em um barracão na favela da Scentilya, coordenado por Joel, Francisca e Jandira. No mesmo ano, no Jardim Ipanema, surgiu outro grupo de base, coordenado por João e Cida. Na Rua Campo Grande, o Senhor Jorge e Dona Maria doaram um salão para a realização das celebrações.

O povo se reuniu e se organizou em busca de água e saneamento para os três bairros que formavam a Comunidade São Lucas: Jardim Ipanema, Jardim Scentilya e Jardim Zimbardi, com o apoio da equipe paroquial formada por Geraldo, Raimundo e Margarida.

Em 1979, com muito esforço e caminhada, no quintal do Senhor Renívio e Dona Dolores, localizado na Rua Dr. Carlos Aparecido Rabelo de Freitas nº 41, no Jardim Ipanema, uma equipe animada pelo Padre Raimundo celebrou a primeira missa campal na comunidade. Naquele grande acontecimento de fé, surgiram pessoas para a catequese e para o batismo, coordenado por Dona Delira, que depois de dois anos se mudou, sendo substituída pela Sra. Maria das Dores, carinhosamente conhecida como Dorinha, que assumiu o grupo de pais.

A partir daí, surgiram as pastorais e com isso a necessidade de um prédio, um lugar que fosse a referência da Comunidade São Lucas, onde se pudessem fazer reuniões e celebrações. Foi realizado um abaixo-assinado, coletando assinaturas nas casas. Durante uma visita do saudoso Padre José Fernando, ele fez uma reunião na casa da Dona Lina, na Rua Abelardo Abrunhosa nº 08, onde essa necessidade foi discutida. Ele concordou, nos incentivou, mas pediu: “Edifiquem agora a igreja viva, se organizem em grupos, pois igreja é o povo unido em Jesus Cristo; a igreja prédio virá depois, no tempo de Deus.”

A organização dos grupos de base aconteceu, e decidiu-se que a partir de então haveria missas a cada dois meses, nas sextas-feiras às 20h, e celebrações no segundo domingo às 09h30, realizadas na casa da Dona Zefinha, com a coordenação do Sr. Antonio Zafane, que era diácono. Como havia uma boa participação, sentimos a necessidade de um lugar maior.

Enquanto não tínhamos nosso prédio, a Diretora do Colégio Glauber Rocha, Sra. Paula, a quem somos muito gratos, nos concedeu o espaço e a liberdade para nos reunir, celebrar e exercer as funções da nossa comunidade. Padre Toninho foi ordenado padre em 15 de julho de 1987 e, em seguida, trouxe o saudoso Bispo Dom João para nos visitar. O acolhemos com muito carinho e uma festa. Ele, com muita generosidade, liberou uma verba como doação para a paróquia investir na compra de um terreno para a construção de nossa igreja, pois viu a grande alegria com que a comunidade celebrava na escola e nas casas, contagiando a todos. Essa verba nos ajudou muito a crescer como comunidade católica, e com isso, a comunidade foi se desenvolvendo e criando pastorais como: Liturgia, Batismo, Dízimo, Conselho, Equipe de Eventos e outras.

Nossa comunidade pertencia ao setor 2 da nossa vizinha comunidade na Vila Barros. Nossas reuniões, cursos bíblicos e formações eram na Vila Barros, que nos ajudou muito na caminhada, celebrando conosco e cedendo agentes. Por isso, temos a Comunidade São Paulo Apóstolo na Vila Barros como nossa madrinha.

Em 21 de março de 1989, houve uma tragédia: a queda de um avião em nossa comunidade, causando muitas mortes e fazendo várias famílias perderem suas casas e tudo o que tinham. A área ainda ficou imprópria para construção.

Através de muito esforço, trabalho voluntário, quermesses e rifas, animados pelo Padre Beraldo, conseguimos comprar nosso terreno. Em 10 de junho de 1993, chegou em nossa paróquia um novo pároco, Padre Tarcísio Almeida, um excelente administrador, organizado, perseverante, lutador e um grande defensor dos marginalizados e descartados pela sociedade. No dia 02 de janeiro de 1994, nosso vigário Padre Beraldo celebrou a primeira missa em nossa igreja, ainda em construção.

Nosso pároco, Padre Tarcísio Almeida, concluiu a construção da nossa igreja, que hoje é motivo de orgulho para todos nós da Comunidade São Lucas Evangelista do Jardim Ipanema. Temos celebrações todos os domingos, nossas pastorais, catequese e quermesses. Vale destacar a Pastoral da Juventude, muito ativa em nossa comunidade.

Localização: Rua Ana Coelho da Silveira, 226, Jardim Ipanema

Missas Dominicais: A partir de setembro de 2024, às 9h30, e no 2º e 4º domingos, às 9h30 e 17h30.

Missas da Semana: 1ª e 3ª terças-feiras do mês, às 19h30.