Secretaria Paroquial

Secretárias: Lucy e Ana Amélia

Endereço: Igreja Nossa Senhora de Fátima (Salão Paroquial) – Av. Otávio Braga de Mesquita, 871 – Vila Fátima.

E-mail: [email protected]

Fone/Fax: (11) 2468-2215 – (11) 4962-2647

 

O que faz a Secretaria Paroquial?

Tarefas da Secretaria Paroquial
Algumas das tarefas são: atendimento ao público, recepção e envio de documentos, atendimento telefônico e por Whatsapp, manutenção de arquivo e agenda, marcação de missas, casamentos, batizados, reuniões, provisão de material de escritório, gerenciamento e operação de sistemas de informação, gerenciamento de serviços, entre outros…
(Secretária Lucy tem a responsabilidade fora da secretaria de fazer as compras, pagamentos, retirada de material na Cúria Diocesana, etc..).

 

SECRETARIA PAROQUIAL SERVIÇOS:
BATIZADOS
Na secretaria, quando um casal procura para batizar o filho(a), primeiro precisamos de saber se são casados na Igreja católica, caso não sejam, sugerimos que façam o encontro com a Pastoral Familiar, para refletir sobre sacramento do matrimônio, e na mesma ocasião, marcamos um retorno do casal na secretaria,  para falar com o Padre. Tarcísio sobre o que decidiram,  a partir da reflexão com a Pastoral Familiar. Nesta conversa, o Padre junto com o casal, analisa a possibilidade do matrimônio, ou nos  autoriza a fazer a inscrição para a Preparação ao Batismo da criança,.
Outro dado importante, é saber onde mora o casal, pois, cada Paróquia deve atender e favorecer os encaminhamentos à pessoas que residem no território da Paróquia, no caso Vila Fátima, Jardim Santa Bárbara, Monteiro Lobato, Flor do Campo, Jardim Rizzo, Parque Seringueira, Vila Flórida, Jardim São Francisco, Monte Carmelo, Vila Barros, Jardim Zimbardi, e Jardim. Ipanema.
Quando o casal, ou a pessoa, mora em outro bairro, porém, participa em nossa paróquia, podemos acolher.
Quando já são casados no religioso, fazemos a inscrição para a preparação ao batismo, para isso, precisamos de cópias das certidões de batismo dos pais, e para os padrinhos pedimos cópias de batismo, eucaristia, crisma e casamento religioso, quando solteiros, só até a crisma, cópia da certidão de nascimento da criança, e cópia do comprovante de residência.
Agora, cada caso é um caso, quando há impedimento no casamento religioso, o Padre numa conversa com o casal, pode ou não autorizar a serem padrinhos, e no caso de um deles não ter o sacramento da crisma, mas a outra parte tendo, existe o recurso da parte não crismada ser testemunha, e a parte crismada fica como padrinho ou madrinha, no livro de batismo só pode registrar a parte que tem todos os sacramentos como padrinho ou madrinha. Neste caso, nós orientamos a parte não crismada, para entrar na catequese de adultos, e quando receber o sacramento, trazer o comprovante na secretaria, para registrarmos no livro e no sistema, ele ou ela, como padrinho ou madrinha
É aconselhável pedir que venham na secretaria, tanto para informações, como para esclarecerem as dúvidas, porque, como eu já mencionado cada caso é um caso, e no geral, é muito complexo.
Não pode batizar os filhos, nem ser padrinhos, as pessoas que não são batizadas na Igreja Católica Apostólica Romana.
CASAMENTOS
Sobre casamento religioso, uma das partes vem pessoalmente na secretaria, passamos as várias folhas com informações, na reserva da data, já marcamos a Preparação de Noivos, geralmente as pessoas falam curso de noivos, marcamos também o dia da entrevista, para a qual, precisamos estar já com a documentação necessária para fazermos o Processo Matrimonial que requer: certidões de batismo atualizadas para casamento; RG do casal, cópia dos RGs, dos casais que vão assinar testemunhando o casamento; cópias dos comprovantes de residência e cópia da certidão de casamento civil.
No caso de uma das partes não ser batizada na Igreja Católica, o processo é encaminhado para o Bispo autorizar, já que, a parte católica tem direito de receber o sacramento; porém, se nenhuma das partes é batizada na Igreja Católica, não tem como haver o casamento.
No caso de casais que já vivem juntos a mais de três anos, marcamos um encontro de reflexão sobre o sacramento do matrimônio, com a Pastoral Familiar, depois fazemos o processo, cuja a documentação é a mesma que é solicitada para os noivos.
CATEQUESE COM CRIANÇAS
Para a iniciar na catequese, o pai, mãe ou responsável, deve vir pessoalmente na secretaria para preenchermos a ficha de inscrição, com a cópia de certidão de nascimento da criança, cópia do comprovante de residência e cópia da certidão de batismo. São acolhidas para a catequese com inspiração catecumenal as crianças com 7 anos, as que já tem mais de 7 anos, e as que tem menos de 7 anos, entram no IAM (Infância e Adolescência Missionária.
CATEQUESE COM ADULTOS
Na catequese com adultos, cada Comunidade tem seus catequistas nesta modalidade, os encontros  iniciam no tempo pascal, os catequizandos caminham participando dos encontros e nas missas  dominicais, e na Páscoa seguinte recebem os sacramentos. Para inscrições, solicitamos as mesmas xerox de comprovantes das crianças.
MISSA DA ESPERANÇA 
As missas da esperança são as quartas feira na Igreja Nossa Senhora de Fátima as 19:30hrs, geralmente, as pessoas marcam com uma certa antecedência, daí na quarta feira a tarde, digitamos os nomes, e no momento oportuno da missa o Padre ou o Dirigente da Celebração cita os nomes. As de poucos dias de falecimento, nós marcamos o nome e o telefone ou endereço de um parente próximo que resida no território da paróquia, e passamos para a Pastoral da Esperança para que verifique a possibilidade de uma visita de solidariedade após a missa, ou se for o caso, várias visitas, se tornando também um trabalho missionário.

Existe também os casos de pessoas que só podem participar das missas aos domingos, por conta dos horários de trabalho, então marcamos os nomes e entregamos para o Padre ou Dirigente da Celebração mencionar no domingo, no horário e na comunidade onde a família participa.

ASSESSORIA AO PADRE

Assessoramos o Padre de várias formas, das quais as principais são: agendamos os atendimentos,  as entrevistas com noivos, confissões, direção espiritual, encontros com casais que participaram da reflexão sobre o sacramento do matrimônio, reserva das datas de casamento, etc…

Como chegar