Pastoral Social

Assessor Diocesano: Padre Tarcísio Almeida

Fone/Fax: (11) 2468-2215 – (11) 4962-2647

O que faz a Pastoral Social?

O que é?

O conjunto articulado das diversas Pastorais Sociais manifesta a Pastoral Social.
A Pastoral Social traduz a ação ligada ao pilar da caridade, conforme indicação das diretrizes gerais da ação evangelizadora da Igreja no Brasil (2019-2023).

A relação entre evangelização e promoção humana é profunda como a fé e a caridade. Todo processo evangelizador envolve a promoção humana e a autentica libertação sem a qual não é possível uma ordem justa na sociedade.

Os diferentes serviços das Pastorais Sociais colocam se na dinâmica do segmento de Jesus, para que nele os marginalizados, os excluídos, os pobres, tenham vida, e a tenham num ambiente preservado.

Objetivo?

A Pastoral Social é chamada a “DAR RAZÕES DA SUA ESPERANÇA”, pela solidariedade, e pela caridade libertadora e promocional.

Existem várias Pastorais Sociais, e cada uma tem a sua identidade e missão próprias, mas todas unidas pelo mesmo objetivo, salvar vidas, ser presença transformadora na sociedade, e colaborar na construção da sociedade do bem viver e conviver.

Pastorais Sociais atuantes na Paróquia; SAÚDE, CRIANÇA, PESSOA IDOSA, ASSOCIAÇÃO CARITATIVA (SERVIÇO SOCIAL), COMUNIDADE SALVA VIDAS, e a partir de 2020, teremos a PASTORAL DO POVO DE RUA.

Pastorais Sociais atuantes na Diocese: Campanha da Fraternidade, Caritas Diocesana, Menor, Carcerária, Povo de Rua, Comissão Diocesana a Serviço da Vida, Saúde, Criança, Pessoa Idosa, Pastoral Operária, Pastoral Afro, Sobriedade, Pastoral Fé e Política, Escola de Fé e Política.