Reuniões: Uma vez por ano.
[email protected]

Coordenação: Padre Tarcísio Almeida

Endereço: Igreja Nossa Senhora de Fátima (Salão Paroquial) – Av. Otávio Braga de Mesquita, 871 – Vila Fátima.

Reuniões: Uma vez por ano.

E-mail: [email protected]

Fone/Fax: (11) 2468-2215 – (11) 4962-2647

O que é a Formação Para Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística e Ministros da Palavra?

A FORMAÇÃO PARA MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS DA COMUNHÃO EUCARÍSTICA E MINISTROS DA PALAVRA que fazemos, é em vista da atuação dos ministros destes ministérios, claro que é uma formação básica, que é para ajudá los a entender o ministério deles, de como exercer esse ministério litúrgico e como colaborar para que as celebrações litúrgicas sobretudo a celebração da Eucaristia seja realmente a celebração do Mistério Pascal. O Concílio fez questão de dar ênfase à isso ” A EUCARISTIA É SOBRETUDO A CELEBRAÇÃO DO MISTÉRIO PASCAL”.
Então a Formação que nós damos é para ajudar os Ministros a exercerem bem esse serviço Litúrgico em comunhão com toda igreja.
Uma coisa muito importante é que os ministros da palavra e os ministros Extraordinários da sagrada comunhão tem a missão de ajudar a criar comunhão na comunidade, comunhão na missão, na diversidade de dons, porque quando se fala em comunhão não está se falando em uniformidade, mas sim na comunhão da diversidade de dons, por isso a importância de que os ministros ajudem a criar essa comunhão na comunidade, comunhão em vista da missão, comunhão em vista da evangelização do anúncio do Reino.
OS MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS DA COMUNHÃO EUCARÍSTICA E OS MINISTROS DA PALAVRA fazem parte da Pastoral Litúrgica, é um Ministério Litúrgico, o Concílio Vaticano 2° deu essa abertura. O Padre é aquele que preside a celebração e junto com todo povo de Deus ele celebra. Tá aí a importância da participação do Povo de Deus na celebração Litúrgica, então os Ministérios fazem parte desta abertura do Concílio Vaticano 2°, é uma maneira do povo estar participando e se envolvendo com a celebração litúrgica.
O termo correto para aqueles que distribuem a Sagrada Comunhão é: Ministros Extraordinários  da Sagrada Comunhão ou Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, porque o Ministro Ordinário é sempre o Presbítero e o Bispo que distribuem a comunhão. E os Leitores e Leitoras que é um outro Ministério, que é o Ministério da Palavra, da proclamação da Palavra, um outro destaque que o Concílio Vaticano 2° deu, sobre a importância da palavra de Deus, da proclamação da Palavra de Deus na celebração Litúrgica.
A escolha de Ministros e feita assim: A comunidade sugere, no caso por exemplo, o Conselho da Comunidade junto com a Coordenação de Ministros podem sugerir e aí o Padre tem a missão de aprovar essas indicações. O Padre conversa pra saber dessas pessoas, se tem informações das pessoas sugeridas.
Essas pessoas sugerem os nomes e vem conversar com o Padre, não é por exemplo conversar com a pessoa primeiro pra depois falar com o Padre. Primeiro sugere o nome para o Padre, ele vai avaliar, conversar e aí depois se tiver tudo certo, aquela pessoa vai ser comunicada que está sendo convidada a exercer esse Ministério ou da Proclamação da Palavra ou da Distribuição da Sagrada Comunhão.
Todo ano se renova o mandato e procuramos ter o cuidado de não deixar mais do que 5 ou 6 anos.