Formação para Catequistas

Coordenação: Padre Tarcísio Almeida e Coordenadores da Pastoral da Catequese

Endereço: Igreja Nossa Senhora de Fátima (Salão Paroquial) – Av. Otávio Braga de Mesquita, 871 – Vila Fátima.

E-mail: [email protected]

Fone/Fax: (11) 2468-2215 – (11) 4962-2647

O que é a Formação para Catequistas?

A formação dos catequistas exige um método e não se faz somente com um curso de menor ou maior duração.

Destina se para catequistas de Crisma, Catequese de Adultos, Catequese com Inspiração Catecumenal e IAM “Infância e Adolescência Missionária.” das 4 comunidades que compõem a Paróquia Nossa Senhora de Fátima: Comunidade São Lucas, São Francisco de Assis , São Paulo Apóstolo e Nossa Senhora de Fátima.

Ter um método na catequese significa ter um caminho a ser percorrido em vista de determinada meta ou objetivo.

O método adotado pela Diocese de Guarulhos é o Catecumenato, tanto para as crianças, jovens ou adultos.

FORMAÇÃO PARA CATEQUISTAS EM NOSSA PARÓQUIA
Cada paróquia tem uma equipe formada por catequistas que se encontram periodicamente em formação oferecida pela equipe Diocesana de catequese. Essa equipe é multiplicadora, dessa forma repassa a formação para os catequistas nas suas paróquias.

Como a catequese catecumenal é dinâmica a formação é uma constante. O Catequista é um ser em formação. Precisa se atualizar, estudar, se informar o tempo todo.

OS ENCONTROS
Os encontros, as reuniões com os catequistas são momentos de partilha, de entrosamento, de estímulo e apoio, de amizade. É importante planejar e avaliar toda a caminhada de catequese junto com os catequistas, incentivar a criatividade, despertar o senso de responsabilidade e o compromisso com a comunidade.

O caminho se faz caminhando, a formação não acaba nunca.