Equipe de Animação Litúrgica

Coordenadores de cada comunidade da nossa Paróquia:

São Francisco de Assis: Priscila
São Lucas Evangelista: Neide
São Paulo Apóstolo: Fátima
Nossa Senhora de Fátima missa das 07:30h: Bete
Nossa Senhora de Fátima missa das 11h: Natalie
Nossa Senhora de Fátima missa das 19h: Francisca

Endereço: Igreja Nossa Senhora de Fátima (Salão Paroquial) – Av. Otávio Braga de Mesquita, 871 – Vila Fátima.

E-mail: [email protected]

 

O que faz a Equipe de Animação Litúrgica?

Dentre os objetivos das Equipes de Animação Litúrgica, destacamos que as obras musicais precisam estar inseridas e integradas nos ritos, para que haja uma participação de todos nos momentos devidos. Para tal, se faz necessário um preparo para que a música possa ser expressada não somente por uma parcela da assembleia, mas sim de forma una, respeitando os tempos litúrgicos, textos das partes fixas (Ato Penitencial, Glória, Santo e Cordeiro) e a escolha assertiva dos cantos com o que nos diz a Liturgia celebrada, para que assim os momentos da celebração estejam em comunhão.

 

As melodias e ritmos também precisam ser escolhidas para que todos possam ser conduzidos para dentro da celebração, sem que haja recordações ou lembranças exteriores, como por exemplo, encaixar a melodia do Santo em uma música sertaneja ou ainda cantar a música de um filme.

 

Por fim, o Catecismo da Igreja Católica aponta-nos que: “O canto e a música desempenham sua função de sinais de maneira tanto mais significativa por ‘estarem intimamente ligados à ação litúrgica’”. Podemos nos recordar dos discípulos de Emaús, que reconheceram Jesus no sinal de partir o pão a importância das equipes de Música em zelar pelas escolhas dos cantos, pois além de motivar a participação de todos, pode-se despertar através dos sinais um novo olhar para aqueles que ali estão.

 

Como chegar