Reuniões: Nossos encontros acontecem uma vez por semana.

Catequese de Crisma

Coordenação:  Marinês.

Endereço: Igreja Nossa Senhora de Fátima (Salão Paroquial) – Av. Otávio Braga de Mesquita, 871 – Vila Fátima.

Reuniões: Nossos encontros acontecem uma vez por semana.

E-mail: [email protected]

O que é a Catequese de Crisma?

CATEQUESE DE CRISMA OU CATEQUESE CRISMAL – SACRAMENTO DE CONFIRMAÇÃO

“O que nós ouvimos, o que aprendemos, o que nossos pais nos contaram, não ocultaremos de nossos filhos; mas vamos contar à geração seguinte as glórias do Senhor, o seu poder e as obras grandiosas que ele realizou” (Sl 78, 3-4).

A catequese de crisma deve ocorrer preferencialmente a partir dos 13 anos de idade, quando o jovem já tenha vivenciado através de sua catequese a iniciação cristã e já tenha aprendido a integrar vida e liturgia, podendo ser estendida a jovens de até 17 anos.
Nesta fase da vida, os jovens já são capazes de fazer boas escolhas e já não caminham na vida da igreja somente por uma exigência paterna ou materna e sim porque de fato conheceram a Jesus, se apaixonaram por ele e querem segui-lo.
O Sacramento do Crisma ou o sacramento da confirmação, juntamente com o Batismo e a Eucaristia, constituem o conjunto dos “sacramentos da iniciação cristã” e precisam ser preservados enquanto uma unidade, portanto receber este sacramento é necessário para consumação da graça batismal. Pelo sacramento de Crisma ou Confirmação é que nos tornamos mais vinculados à igreja, somos enriquecidos pela força especial do Espírito Santo e assumimos o compromisso de difundir e defender a fé com palavras e atos, como verdadeiras testemunhas de Cristo.
Ao receber a confirmação, através da unção do óleo do Santo Crisma, da imposição das mãos e das palavras do Bispo, o jovem está recebendo os Dons do Espírito Santo: dons de sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus. O efeito desta confirmação é a efusão do Espírito Santo, da mesma forma que foi dado aos Apóstolos no dia de Pentecostes.
O novo modelo de Crisma de Inspiração Catecumenal, prevê uma participação dos jovens de forma mais ativa, associando em todos os encontros suas experiências de vida ao que estamos vivenciando na liturgia, sendo uma catequese experiencial, celebrativa e orante.

O novo modelo é constituído de três etapas, e cada uma terá a duração mínima de um ano, podendo ser alterado de acordo com a maturidade do catequizando.

1.ª Etapa – História da Salvação:
Fazemos uma reflexão sobre os principais momentos da História da Salvação, iniciando pela escolha de Abraão até Jesus Cristo e a fundação da igreja, destacando o conceito de igreja, discipulado e missão.
2.ª Etapa – Conhecer-se para servir melhor:
Os jovens são levados a fazer uma reflexão sobre si mesmos, quem são e qual o seu papel e lugar no mundo, utilizando-se de temas centrais da adolescência como afetividade, sexualidade, busca da felicidade, drogas, liberdade, limites entre outros considerados fundamentais para formação dos jovens dessa faixa etária, buscando promover nestes jovens a descoberta de suas vocações e de seu lugar na igreja, sendo um “Cristão em tempo integral”.
3.ª Etapa – Ser igreja: amar e servir:
Nesta etapa, já tendo conhecido a vida e dinâmica da igreja paroquial, os catequizandos são convidados a engajarem-se em alguma pastoral, associação ou movimento no qual durante toda terceira etapa, estarão envolvidos nos vários serviços e ministérios, participando de suas reflexões e atividades, vivendo um momento de Pastoral de Conjunto sob o acompanhamento de seu catequista.

“Por que o caminho se faz caminhando”
Pastoral da Catequese.

Como chegar