Reuniões: Nossos encontros acontecem uma vez por semana.

Catequese com Inspiração Catecumenal

Equipe de Coordenação: Ana Souza e Ivonete
Endereço: Igreja Nossa Senhora de Fátima (Salão Paroquial) – Av. Otávio Braga de Mesquita, 871 – Vila Fátima.
Reuniões: Nossos encontros acontecem uma vez por semana.
Telefone: Ana Sousa: 93353-5534 /  Ivonete: 97027-0996

O que é a Catequese com Inspiração Catecumenal?

Os três sacramentos numa unidade indissolúvel de estrutura trinitária: Batismo nos torna
filhos do Pai; a Eucaristia nos alimenta com o Corpo de Cristo; e a Confirmação nos unge com o Espírito Santo. Esta obra de amor se realiza na e pela Igreja. Iniciar no mistério de Cristo e não na devoção particular de qualquer pessoa ou um grupo requer decisão livre da pessoa; O iniciado morre ao pecado e começa uma nova existência.
Aqui na nossa Paróquia já caminhamos com esse modelo já a algum tempo, porém agora com o impulso e apoio que o Bispo Diocesano D. Edmilson Caetano e do nosso Pároco Padre Tarcísio vem dando ao projeto, mergulhamos a fundo em prol de uma catequese que realmente forme Discípulos Missionários a serviço do Reino.
Esse novo modelo de Catequese acontece em etapas que vão se concluindo ao longo da caminhada, com a participação ativa de toda a comunidade no trabalho de inclusão dos catequizandos e suas famílias.
Tornar-se cristão significa assumir ‘‘uma vida nova‘‘, isto é para um grande projeto de vida. Para os primeiros cristãos foi preciso uma mudança radical de vida ao assumir o seguimento de Jesus. A pessoa que aderia a Jesus mudava o seu jeito de ser.
Assumia uma nova identidade, a ponto de dar a própria vida pela causa de Jesus A formação da fé, dos primeiros séculos passava pelo catecumenato, com tempos e etapas bem definidos, para o crescimento da fé. A partir do ano 313 o cristianismo passou de uma religião perseguida a uma ‘‘religião oficial‘‘ do Império Romano.
Igreja e estado civil de mãos dadas: tempo chamado de cristandade. Com o tempo, a base da catequese passou a ser doutrinal, tendo por modelo o catecismo. Tudo virou costume: batizar, casar, ir à missa…
‘‘Somos muitos católicos batizados, mas poucos evangelizados“.
Temos também, muitos cristãos convictos de sua fé que vivem na prática a Palavra, celebração e a missão. Precisamos nos alegrar por tantos jovens que procuram a crisma, outros o sacramento do batismo. Este é o tempo de mudanças, mas também de graça e oportunidades.
O que fazer, então?
É preciso olhar para a proposta de iniciação à vida cristã das primeiras comunidades e adaptá-la às necessidades presentes. Iniciação é um processo pelo qual a pessoa vai experimentando o mistério da fé em Jesus Cristo. É a passagem para um modo novo de viver. Este processo é gradativo e permanente. Toda a comunidade caminha junto, num entendimento de adesão a Jesus Cristo.
Desafios
NOSSA MENTALIDADE PRECISA MUDAR. NOSSA PRÁTICA DEVE SER TOTALMENTE NOVA. ESTUDAR MAIS, APROFUNDAR O NOVO MÉTODO. INTEGRAR CATEQUESE E LITURGIA (DIALOGAR COM AS EQUIPES DE LITURGIA DAS COMUNIDADES). RENOVAR TODA A EXPERIÊNCIA CRISTÃ DA COMUNIDADE A PARTIR DA INICIAÇÃO CRISTÃ.

Como chegar