Reuniões: Nossos encontros acontecem uma vez por semana.
E-mail:
[email protected]

Catequese com Adultos

Coordenação: Ana Sousa

Endereço: Igreja Nossa Senhora de Fátima (Salão Paroquial) – Av. Otávio Braga de Mesquita, 871 – Vila Fátima.

Reuniões: Nossos encontros acontecem uma vez por semana.

E-mail: [email protected]

Telefone: (11) 93353-5534

 

O que é a Catequese com Adultos?

Quando pensamos em catequese, imediatamente associamos esse processo com crianças. Mas ela é muito mais que isso! A catequese é um processo contínuo de educação na fé, que começa no ventre materno e nos acompanha durante toda a nossa vida. E quando chega na dimensão da igreja, ela abrange não só as crianças, como também, jovens e
adultos.

Aos adultos, a igreja oferece o Catecumenato, ou seja, a Catequese com adultos.

O catecumenato foi uma experiência de fé pela qual passaram os primeiros cristãos, ela baseava-se não só em transmitir conceitos ou informações, mas principalmente possuía uma dimensão espiritual. Nos encontros, que eram sempre em grupos, eles oravam, cantavam, trocavam experiências de vida e conheciam o plano de amor que Deus tinha por eles. Quem fazia a descoberta de Cristo, passava aos conhecidos e parente e foi assim que, durante os três primeiros séculos, os ensinamentos de Jesus foram propagados.

Com base nesse pressuposto, se realiza uma catequese celebrativa, orante e vivencial, centralizada na pessoa de Jesus Cristo tendo como principal referência a Palavra de Deus. E tendo como objetivo, levar os catequizandos a terem um encontro pessoal com Jesus.

A caminhada começa na quaresma e passa por todo o ano litúrgico e os Sacramentos da Iniciação cristã os catequizandos recebem Vigilia Pascal. Para os que já são batizados os Sacramentos da Eucaristia e Crisma acontecem durante o tempo pascal.

Como chegar