Campanha da Fraternidade

Endereço: Nos Grupos de Base da Paróquia

Data: No tempo da Quaresma

Fone/Fax: (11) 2468-2215 – (11) 4962-2647

O que é a Campanha da Fraternidade?

A Campanha da Fraternidade é promovida pela CNBB (Conferência Nacional do Bispos do Brasil). É uma atividade da Igreja no Brasil. Um tempo forte de Evangelização durante o tempo da Quaresma.
A finalidade principal da Campanha da Fraternidade é vivenciar e assumir a dimensão comunitária e social da Quaresma.
A Campanha da Fraternidade ilumina de modo particular os gestos fundamentais do tempo da Quaresma, a oração, a esmola e o jejum.
A Campanha da Fraternidade como o próprio nome já diz “DA FRATERNIDADE” é pra se criar mais fraternidade, por isso, a igreja a cada ano coloca uma situação  que exige de nós atitudes mais fraternas, mais justas, mais humanas… situações que precisam de serem transformadas, os Cristãos precisam assumir.
Como é feita a Campanha em nossa Paróquia?
Cada Diocese e cada Paróquia devem se organizar da melhor maneira possível para que a Campanha aconteça.
Na nossa Paróquia a Campanha da Fraternidade fazemos os Encontros da Campanha através dos livretos oferecidos pela Diocese, nos Grupos de Base das 4 comunidades, reflete também nos Grupos de Catequese, fazemos a Via Sacra, promovemos a coleta da Campanha, nas Celebrações e Missas também é falado e refletido o tema da Campanha que é muito importante.
Há mais de 5 décadas que a Campanha da Fraternidade anuncia a importância de não separar a conversão do serviço aos irmãos e irmãs, a Sociedade e ao Planeta nossa casa comum.
A Campanha da Fraternidade também faz parte da dimensão sócio transformadora da Igreja.
Objetivo geral
Construir a fraternidade, promovendo a cultura da paz, da reconciliação e da justiça, à luz da Palavra de Deus, como caminho de superação da violência. Objetivos específicos: Anunciar a Boa Nova da fraternidade e da paz, estimulando ações concretas que expressem a conversão e a reconciliação no espírito quaresmal. Analisar as múltiplas formas de violência, considerando suas causas e consequências na sociedade brasileira, especialmente as provocadas pelo tráfico de drogas; Identificar o alcance da violência nas realidades urbana e rural de nosso país, propondo caminhos de superação a partir  do diálogo, da misericórdia e da justiça em sintonia com o Ensino Social da Igreja. Valorizar a família e a escola como espaços de convivência fraterna, de educação para a paz e de testemunho do amor e do perdão. Identificar, acompanhar e reivindicar políticas públicas de superação da desigualdade social e da violência. Estimular as comunidades cristãs, pastorais, associações religiosas e movimentos eclesiais ao compromisso com ações que levem à superação da violência. Apoiar os centros de direitos humanos, comissões de justiça e paz, conselhos paritários de direitos e organizações da sociedade civil que trabalham para a superação da violência. FONTE: MANUAL DA CF 2018