Assembleia Paroquial de Pastoral

Presidente: Padre Tarcísio Almeida

Fone/Fax: (11) 2468-2215 – (11) 4962-2647

O que faz a Assembleia Paroquial de Pastoral?

Assembleia Paroquial de Pastoral é a reunião dos coordenadores, agentes de pastoral e representantes das comunidades, com o Pároco responsável pela paróquia.
É um momento forte e de muita importância para a caminhada paroquial. Sua missão é celebrar os frutos da ação evangelizadora na paróquia, bem como avaliar a caminhada e lançar luzes para o futuro. Planejar as principais atividades da paróquia a partir de uma avaliação seria da caminhada.
Uma assembleia paroquial, é o lugar mais indicado para ouvirmos os gritos de nossas lideranças, traduzi-los em necessidades para serem ações concretas.
É indispensável que todas as forças vivas da paróquia estejam presentes nas discussões e encaminhamentos, a fim de que aconteça a comunhão de todos para o bom êxito da ação evangelizadora. Geralmente acontece uma vez no ano.

Em nossa diocese é comum fazermos assembleias por etapas:
Assembleias nas comunidades;
Nas Paróquias;
Nas Forânias;
Na Diocese.

Na Paróquia também fazemos dessa forma, primeiramente nas comunidades, depois a
paroquial. Dessa forma conseguimos envolver mais pessoas e ter um resultado mais positivo.
Algumas vezes a Assembleia Paroquial de Pastoral é substituída por outras reuniões, como em 2019, onde o Pároco convocou a todos os Agentes de Pastoral, para duas noites de Estudo das novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.

É realizada geralmente uma vez por ano, em dezembro ou janeiro, convocada pelo Pároco.