Paróquia Nossa Senhora de Fátima na Vila Fátima
Localização: Av. Otávio Braga de Mesquita, 871
Fundada em 1964, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima era anteriormente uma comunidade ligada à Igreja Matriz de Guarulhos. Naquela época, todas as igrejas de Guarulhos eram subordinadas à Diocese de Mogi das Cruzes, cujo bispo era Dom Paulo Rolim.
Através de uma doação do terreno pela família Moreno, a construção da paróquia começou em 1958 por meio de mutirões realizados por homens e mulheres de boa vontade, vindos de bairros vizinhos como Vila Barros, Jardim São Francisco, Jardim Ipanema, Vila Flórida, Taboão e outros. Após dois anos, em 1960, a construção foi concluída. Apenas quatro anos depois, em 15 de agosto de 1964, a comunidade se tornou oficialmente uma paróquia. Até hoje, é a Matriz da Paróquia Nossa Senhora de Fátima na Vila Fátima.
Depois de se tornar paróquia, surgiram as pastorais, e ao longo do tempo, formaram-se comunidades nos bairros ao redor, impulsionadas pelo movimento das Comunidades Eclesiais de Base que se espalhou pelo Brasil na década de 1960, seguindo as diretrizes do Concílio Vaticano II. A partir dos anos 70, essas comunidades começaram a fazer parte da organização e atuação da Igreja Católica no Brasil, ajudando na formação da consciência de pertença da população mais pobre e no fortalecimento das lutas por políticas públicas.
Em janeiro de 1981, a paróquia foi desmembrada da Diocese de Mogi das Cruzes, e Guarulhos passou a ser uma diocese independente.
Comunidades que fizeram ou ainda fazem parte da nossa paróquia
A Paróquia de São Roque no Cecap, Santa Cruz do Taboão e Nossa Senhora Aparecida do Bela Vista eram comunidades da nossa paróquia e, posteriormente, se tornaram paróquias independentes, portanto, são filhas da nossa paróquia. A Comunidade São José também pertencia à nossa paróquia, mas hoje faz parte da Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Bela Vista. Atualmente, nossas comunidades são: São Francisco de Assis no Jardim São Francisco, São Paulo Apóstolo na Vila Barros, São Lucas no Jardim Ipanema e Nossa Senhora de Fátima na Vila Fátima. Desde fevereiro de 2023, temos a Área Missionária São Benedito.
Párocos e Vigários que fizeram parte da nossa paróquia
O primeiro pároco da nossa paróquia foi o Padre Cosme, seguido pelo Padre Edmundo, ambos por um período curto. Posteriormente, tivemos como párocos o Padre Raimundo, o Padre João Roque (por aproximadamente seis anos), o Padre José Fernando e o Padre Berardo, também por períodos curtos.
Como vigários, tivemos o Padre Geraldo, Padre Jaques, Padre Frizo, Padre Gilvan, Padre Ivanildo, Padre João Roque (que foi pároco e depois vigário), e mais recentemente, os vigários Padre Toninho e Padre Fernando. Atualmente, temos o Padre Tarcísio como pároco e o Padre Genésio como vigário.
Padre Tarcísio está há mais de 30 anos como pároco, desde 10 de junho de 1993. Com boa administração e muito trabalho, ele promoveu o crescimento da paróquia e das comunidades, além de uma melhor unificação entre as comunidades e o entrosamento dos agentes de pastorais tanto a nível comunitário quanto paroquial. Padre Tarcísio Almeida é um grande defensor dos marginalizados e descartados pela sociedade, além de ser um excelente administrador, organizado, perseverante e lutador. Sob sua administração, foram construídas a nova Igreja Matriz da Paróquia na Vila Fátima, a Igreja onde é Paróquia Nossa Senhora Aparecida no Jardim Bela Vista, a nova igreja da Comunidade São Paulo Apóstolo na Vila Barros, a reforma e ampliação da Comunidade São Francisco de Assis no Jardim São Francisco, a conclusão da construção da Comunidade São Lucas Evangelista no Jardim Ipanema, e a construção da Associação Caritativa da Paróquia (Centro Comunitário Elisabeth Bruyere) na Vila Fátima.
Bispos
- De 1964 a 1975: Dom Paulo Rollin Loureiro de Mogi das Cruzes
- De 1976 a 1980: Dom Emílio Pignoli de Mogi das Cruzes
A partir de 11 de fevereiro de 1981, Guarulhos se tornou Diocese:
- De 1981 a 1991: Dom João Bergese
- De 1992 a 2011: Dom Luiz Gonzaga Bergonzini
- De 2012 a 2013: Dom Joaquim Justino Carreira
- De 2014 até hoje em 2024: Dom Edmilson Amador Caetano
Hoje temos as seguintes pastorais:
- Pastoral Familiar
- Pastoral da Comunicação
- Pastoral da Esperança
- Pastoral do Dízimo
- Pastoral da Liturgia
- Pastoral da Catequese
- Pastoral do Batismo
- Pastoral da Juventude
- Pastoral da Escuta
Pastorais Sociais:
- Pastoral da Pessoa Idosa
- Pastoral do Povo de Rua
- Pastoral da Saúde
- Pastoral da Criança
- Serviço Social
- Comunidade Salva Vidas (Csalvi)
- Vicentinos
- Associação Caritativa da Paróquia
Movimentos, comissões e serviços:
- Ofício Divino das Comunidades
- Comissão do Laicato
- Comunidades Eclesiais de Base (Grupos de Base)
- Apostolado da Oração
- Conselho Missionário Paroquial (COMIPA)
- Terço dos Homens
- Legião de Maria
- Encontro de Casais com Cristo (ECC)
No ano de 2024, completamos sessenta anos de presença na vida do povo de Deus. Essa presença se deu através das pastorais, dos grupos de base, dos sacramentos, sobretudo da Eucaristia, ponto alto da vida comunitária, e de tantas outras atividades pastorais, das lideranças pastorais, cristãos leigos e leigas, das religiosas e dos presbíteros.
Bendito seja Deus por essa caminhada tão bonita, pela dedicação e pelos esforços de tantas pessoas. Com a Virgem Maria, Nossa Senhora de Fátima, nossa padroeira paroquial, queremos cantar: “O Senhor fez em nós maravilhas” (Lc 1,49). Sim, Ele fez maravilhas em nós e através de nós, e continuará fazendo maravilhas.
Não podemos descuidar da dimensão sócio-transformadora da evangelização, do compromisso com a casa comum, do meio ambiente, como tem nos exortado o Papa Francisco. Continuemos firmes na conversão pastoral, ou seja, numa pastoral decididamente missionária, como nos indica o Documento de Aparecida.
Como disse Dom Edmilson na abertura do ano jubilar, não deixemos extinguir a chama viva do Espírito. Agradecemos a todos e a todas que de alguma forma ajudaram a escrever essa linda e intensa história de amor e fé. Vamos em frente, com coragem, fé e esperança. Que a Virgem Maria, Nossa Senhora de Fátima, nossa querida padroeira, continue nos acompanhando com sua intercessão e com seu amor de Mãe.
Pesquisa: Cesar Alves