Uma vez por ano é realizada a formação para novos coroinhas e cerimoniários, nesses encontros eles entendem o significado de cada parte da missa e a função litúrgica que eles exercem, têm a oportunidade de aprofundar o conhecimento e vivência da espiritualidade litúrgica com uma abordagem bem simples, mas completa. A formação é contínua, não se esgota nos encontros que precedem o rito de admissão e benção das vestes. Depois da formação e rito de admissão os coroinhas são acompanhados durante as celebrações pelos cerimoniários que aprofundam na prática o que foi visto durante a formação para coroinha, ou seja, a formação dos coroinhas se dá ao longo das missas e encontros com a coordenação.
Os serviços realizados pelos coroinhas e cerimoniários durante a celebração é de muita importância, pois ajuda no andamento da celebração e colabora para que tudo saia como planejado. O cerimoniário/coroinha ficam responsáveis por toda a preparação para a missa e durante a celebração auxiliam o sacerdote. Eles cuidam das velas, do turíbulo e naveta, dos livros litúrgicos e das procissões, entre outras funções.
Existem várias funções que os coroinhas podem exercer?
Acólito e Coroinha
Jovem que auxilia nas funções litúrgicas no altar.
Baculífero
É quem leva o báculo do bispo e fica também atrás do bispo nas procissões de entrada e saída.
Cerimoniário
É encarregado da organização e direção dos ofícios litúrgicos; mestre de cerimônias.
Ceroferário ou Ceriferário
Aquele que carrega a vela durante as celebrações. Quando as velas vão na procissão de entrada, os Ceriferários são os primeiros, vindo atrás apenas do turiferário e do naveteiro.
Cruciferário
É o coroinha ou acólito que carrega a cruz processional durante a entrada e saída do presbitério.
Librífero
Coroinha ou acólito encarregado de conduzir e apresentar os Livros Sagrados (Bíblia, Missal, Lecionário, Evangeliário) usados durante as cerimônias litúrgicas. Os libríferos apresentam os livros segurando com as duas mãos.
Mitrífero
É aquele que leva a Mitra na celebração. Ele deve usar um paramento chamado Vimpa, que segue a cor litúrgica do dia, para segurar as insígnias pontifícias.
Naveteiro
É aquele que conduz a naveta na procissão, usada para guardar o incenso que será colocado no turíbulo.
Turiferário
É o nome dado ao coroinha que é incumbido de manusear o turíbulo durante missas festivas ou dominicais. O turíbulo vai à direita da naveta,
formando assim o cortejo de entrada.
Ser coroinha é estar a serviço…
Que São Tarcísio (Padroeiro dos Coroinhas) abençoe a caminhada, dedicação e generosidade de cada um dos coroinhas de nossas comunidades, pois dali saem cristãos que irão viver a vocação à santidade e transformar o mundo. O papel dos coroinhas é dar testemunho de Cristo Ressuscitado, e, acima de tudo, formar bons cristãos comprometidos com a Palavra e com o serviço do altar.
Para maiores informações entre em contato:
Igreja Nossa Senhora de FátimaFone/Fax: (11) 2468-2215 – Disponível também no WhatsApp
E-mail: secretaria@paroquiavilafatima.com.brEndereço: Av. Otávio Braga de Mesquita, 871 – Vila Fátima