Campanha para Evangelização

Coordenação: Padre Tarcísio Almeida

Endereço: Igreja Nossa Senhora de Fátima (Salão Paroquial) – Av. Otávio Braga de Mesquita, 871 – Vila Fátima.

E-mail: [email protected]

Fone/Fax: (11) 2468-2215 – (11) 4962-2647

O que é a Campanha para Evangelização?

A Campanha para Evangelização tem um duplo sentido: O primeiro objetivo visa atingir a Igreja aqui no Brasil no sentido de despertar realmente os Cristãos católicos para se engajarem no trabalho da evangelização para ser um evangelizador, uma evangelizadora, pois a Igreja existe para evangelizar, e evangelizar é anunciar a boa nova de Jesus Cristo, principalmente com testemunho.

O segundo objetivo da Campanha para Evangelização é arrecadar fundos para os projetos de evangelização da Igreja aqui no Brasil, especificamente no Brasil, tem algumas regiões bem carentes no norte e no nordeste e que precisam se sustentar, então essa campanha ajuda principalmente essas regiões mais carentes, porque a igreja durante muito tempo ficou dependendo de dinheiro do exterior, aí a igreja no Brasil então, quer através dessa campanha se auto sustentar, os próprios católicos sustentarem a igreja no Brasil, os projetos de evangelização, as igrejas mais carentes e mais necessitadas.

A Campanha para Evangelização cada ano tem um tema, enfim todas as campanhas se inserem nessa caminhada evangelizadora da igreja, “evangelizadora marcadamente missionária” e criar essa consciência realmente que nós somos responsáveis pela igreja, a co-responsabilidade de todos os batizados com a missão da igreja e também com a sustentação da ação evangelizadora.

Uma das principais questões que levaram os bispos do Brasil a promover a Campanha para a evangelização foi a econômica. De fato, o trabalho evangelizador se tornou muito complexo, exigindo pessoas capacitadas para a atuação em todos os níveis, recursos tecnológicos cada vez mais sofisticados e uma estrutura organizacional extremamente complexa, principalmente quando falamos de evangelização em todo o território nacional. A Campanha para a Evangelização procura responder também a essa necessidade. Afinal de contas, apesar de sermos a maior nação católica do mundo, a evangelização no Brasil ainda depende de contribuições das Igrejas da América do Norte e da Europa. Isso acontece porque nem todos assumem o compromisso batismal de participar da missão da Igreja. A Campanha para a Evangelização quer despertar a consciência dos cristãos para esta realidade e, assim, angariar recursos para que a Igreja no Brasil tenha condições de continuar evangelizando.

Uma Comunidade que Cuida dos Pobres, do Anúncio da Palavra e da Vida:

A Igreja sempre procurou revelar o amor de Cristo por meio da caridade, essência da identidade cristã. Desse amor, nasceram ao longo da história inúmeras ações de cuidado tais como: hospitais, orfanatos, casas de acolhida, auxílio aos necessitados. “Assim, a Igreja se torna presença concreta junto aos pobres, sendo uma voz profética, de denúncia dos sinais de morte, característico de uma sociedade marcada pela indiferença e egoísmo” (Texto-base da Campanha). E para melhor organizar a caridade e servir a vida, em momentos de crise e calamidade, a Igreja sempre convoca todos os fiéis, e com eles homens e mulheres de boa vontade, a fim de unirem-se em torno da solidariedade fraterna em vista daqueles que mais sofrem.