A Palavra do nosso Pároco – Março 2020

Quaresma: Caminhada para a celebração da Páscoa, a ressurreição do Senhor

Celebrada desde o século IV, a Quaresma vai da 4ª feira de Cinzas até a Missa da Ceia do Senhor.

A Quaresma é o momento favorável para intensificarmos a vida espiritual através dos meios santos que a Igreja nos propõe: o jejum, a oração, e a esmola. Na base de tudo isto, porém, está a Palavra de Deus, que somos convidados a ouvir e meditar com maior assiduidade neste tempo.

 

 

No início da Quaresma é importante preparar o nosso coração para receber em abundância o dom da misericórdia divina. A palavra de Deus exorta-nos a nos converter e crer no Evangelho, e a Igreja indica-nos na oração, na esmola e no jejum, assim como na generosa ajuda aos irmãos os meios, através dos quais podemos entrar no clima da autêntica renovação interior e comunitária.

A Quaresma é um novo começo, uma estrada que leva a um destino seguro: a Páscoa da Ressurreição, a vitória de Cristo sobre a morte. E este tempo não cessa de nos dirigir um forte convite à conversão: o cristão é chamado a voltar para Deus “de todo o coração” (Jl 2,12), não se contentando com uma vida medíocre, mas crescendo na amizade do Senhor. Jesus é o amigo fiel que nunca nos abandona, pois mesmo quando pecamos, espera pacientemente pelo nosso regresso a Ele e, com essa espera, manifesta a sua vontade de perdão.

 

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove este ano, durante a Quaresma, a Campanha da Fraternidade, cuja finalidade principal é vivenciar e assumir a dimensão comunitária e social da Quaresma. A Campanha da Fraternidade ilumina de modo particular os gestos fundamentais desse tempo litúrgico: a oração, a esmola e o jejum. Neste ano, o tema é Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso, e o lema: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33- 34).

 

A Campanha da Fraternidade é um modo privilegiado pelo qual a Igreja vivencia a Quaresma. Há mais de cinco décadas, ela anuncia a importância de não separar a conversão do serviço aos irmãos e irmãs, à sociedade e ao planeta, nossa Casa Comum. Portanto, a conversão é pessoal, comunitária e social.

É necessário mudar o coração e as estruturas injustas presentes na sociedade, assim nós teremos a sociedade do bem viver e conviver. Que toda a Igreja, motivada pela Campanha da Fraternidade, possa ver fortalecida a revolução do cuidado, do apreço, da preocupação mútua e, portanto, da fraternidade e da vida.

 

Muito pode ser feito quando o coração se abre para o intercâmbio do cuidado, e a criatividade se deixa conduzir pela fraternidade e solidariedade. Esta Campanha da Fraternidade será um apelo profético contra a indiferença, e o individualismo consumista, tão presentes na cultura do mundo urbano, que impede de viver a vida como dom e compromisso. O Papa Francisco nos convoca a vencer a “globalização da indiferença”. Se já não somos mais capazes de perceber a desumana dor ao nosso lado, também nós nos tornamos desumanizados. É por isso que a CF 2020 proclama: a vida é Dom e Compromisso! Seu sentido consiste em ver, solidarizar-se e cuidar. Não podemos viver ignorando e sendo indiferentes às dores daqueles que são marginalizados, descartados e considerados massa sobrante pelo modelo econômico neoliberal que privilegia o ter e o lucro a todo custo.

 

Convido a todo povo de Deus caminheiro nas comunidades que compõem a paróquia Nossa Senhora de Fátima a vivenciar intensamente o tempo da Quaresma, participar da Missa da Penitência, da Via-Sacra às sextas-feiras, dos encontros de reflexão e oração sobre a Campanha da Fraternidade nos grupos de base, e a fazer uma boa confissão. Vivamos interiormente as práticas externas da Quaresma.

Uma abençoada e frutuosa Quaresma a todos e a todas.

Padre Tarcísio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui