Ministério da Palavra

Dia de Finados

“Eu sou a ressurreição e a vida. quem acredita em mim, mesmo que morra, viverá’’ (Jo 11,25)   O Dia de Finados é dia de refletir sobre...

Coordenador: Padre Tarcísio

Endereço: Igreja Nossa Senhora de Fátima (Salão Paroquial) – Av. Otávio Braga de Mesquita, 871 – Vila Fátima.

Telefones/Whatsapp:  (11) 2468-2215 – (11) 4962-2647

E-mail: [email protected].

MINISTÉRIO DA PALAVRA

Ministério da Palavra são ministros da Palavra que têm uma função específica, que é de presidir a celebração da Palavra na ausência do Padre.
E na celebração da Palavra só tem mesmo a liturgia da Palavra. Por isso, que não pode, por exemplo, falar que a celebração da Palavra e missa são a mesma coisa, porque não é.
Não podemos enganar o povo, e dar a informação errada, Isso veio depois do concílio Vaticano II, que foi recomendado, pelo fato de muitas comunidades não terem a presença do Padre, então foi sugerido que houvesse a celebração da Palavra com ministros preparados, até mesmo para poder superar a questão do clericalismo, porque antes, se o padre estava, a igreja ficava aberta, funcionava, tinha missa, se o padre não estava, não tinha nada, então, foi uma maneira de valorizar os leigos e os ministérios.
Eles têm essa missão de presidir uma celebração da palavra quando não se pode ter eucaristia.
A celebração da palavra pode ser com distribuição da eucaristia ou não, mas geralmente tem sido com distribuição.
Tinha uma estatística que dizia que mais ou menos 70% das comunidades católicas do Brasil não tinham missa dominical e sim celebração da palavra, aqui em Guarulhos, por exemplo, a maioria das comunidades já não tem mais celebração, nós aqui, praticamente não temos mais celebração da palavra, mas é um ministério que existe, é válido, é importante, e necessário. onde realmente não tem  condições ainda de ter padre, porque o ideal é a Eucaristia Dominical.
A celebração da palavra não precisa seguir o esquema de missa, o importante é valorizar a celebração das leituras daquele domingo, os ministros, claro, são preparados, são formados para isso, o Pároco indica fontes para eles prepararem a homilia. Tem que ser o mesmo esquema de missa, mas precisa ter uma lógica,  a questão dos cantos, por exemplo.

Como chegar

Dia de Finados

“Eu sou a ressurreição e a vida. quem acredita em mim, mesmo que morra, viverá’’ (Jo 11,25)   O Dia de Finados é dia de refletir sobre...