Semana Nacional da Família 2016

MISERICÓRDIA NA FAMÍLIA: DOM E MISSÃO – 14 A 21 DE AGOSTO DE 2016

Cartaz SNF 2016.indd

Estamos vivendo o Ano da Misericórdia, proclamado pelo Papa Francisco. Ele nos convida a conhecer e aprofundar o sentido da misericórdia de Deus, e deixarmo-nos tocar por ela. Tocados pela Misericórdia do Pai, como filhos e filhas fiéis, vamos aprender a usar de misericórdia nas relações com nossos irmãos e irmãs, sobretudo aqueles e aquelas que mais necessitam deste toque amoroso que cura, salva e liberta.

“Vistam-se de sentimentos de compaixão”, nos diz Paulo na carta aos Colossenses 3,12. O próprio Jesus nos convida: “Sede misericordioso, como vosso Pai é misericordioso” (Lc 6,36). Precisamos, diante deste convite, olhar o Pai Misericordioso como as crianças olham para seu pai, buscando Nele o modelo do seu ser e do seu agir, e assim, entendermos que a misericórdia de Deus é, a um só tempo, um dom para nossa família e também uma missão.

É dom porque a família nasce das mãos criadoras do Pai, e recebe Dele todo o sustento e auxílio necessários para crescer, desenvolver e frutificar. É missão porque a Misericórdia é a expressão de um amor profundo e verdadeiro capaz de buscar e salvar aqueles que estão perdidos, curar os que estão feridos e dar a todos a oportunidade de ser bom de novo.

Quero motivar todas as famílias, membros de nossas comunidades, a participarem ativamente das atividades da Semana Nacional da Família, que acontecerão em nossa paróquia. Acompanhe a programação na agenda do mês na página 12 de nosso boletim.

Além das atividades programadas pela paróquia, quero convidar cada família para que nesta semana faça um momento de oração juntos, pode ser a leitura orante de um texto bíblico escolhido pela própria família, pode ser também um bate papo sobre o tema da Semana Nacional da Família, Misericórdia na família: dom e missão.

A Semana Nacional da Família é um tempo forte de promoção dos autênticos valores da família fundamentados na Palavra de Deus. É um apelo para que formemos nossas famílias segundo o projeto de Deus, e na rocha firme de sua Palavra salvadora e libertadora.

Para aprofundar o tema geral da Semana Nacional da Família, vamos refletir os seguintes temas: Criados por um Pai Misericordioso; Criados na Misericórdia e para a Misericórdia; Procurados pela Misericórdia; Família e Igreja: Lugares de Misericórdia; O perdão na família: fonte de reconciliação e libertação; As obras de Misericórdia na família, e da família; Família promotora da Misericórdia na sociedade.

Que a Sagrada Família, Jesus, Maria e José, ilumine, abençoe, e ajude nossas famílias na missão de anunciar e de viver a Misericórdia de Deus.