A Palavra do nosso Pároco – Novembro 2016

Estamos chegando ao final de mais um ano civil e litúrgico.

Quantas coisas boas aconteceram, quantas atividades pastorais foram realizadas, e quantas celebrações vivas, animadas e encarnadas foram celebradas em nossas comunidades eclesiais.

Tivemos a graça de celebrar com toda a nossa Igreja o Ano Santo Extraordinário da Misericórdia, em que fomos convidados a ser misericordiosos como Deus, e tornar nossas Comunidades casa, lugares de misericórdia.

ano-santo-da-misericordia

O lema de nossa caminhada deste ano, “Evangelizar com amor, ardor, alegria e misericórdia”, tem nos mostrado com que espírito e motivação devemos evangelizar.

É hora de avaliarmos nossa caminhada, vendo os avanços, os recuos, os passos que não foram dados, onde crescemos mais, ou crescemos menos, ou algumas situações em que continuamos estacionados. Avaliar para acertar os passos, olhar para frente sem medo, sem pessimismo. Portanto, teremos um encontro das coordenações das pastorais e das comunidades dia 03/12, para avaliarmos nossa caminhada pastoral de 2016 e planejarmos 2017. Queremos continuar lançando as redes para águas mais profundas, sem receio, mas com o coração ardendo pela missão de Jesus, e com um ardor missionário sempre maior.

Não nos deixemos roubar o entusiasmo missionário. Não deixemos que nos roubem a alegria da Evangelização.

Em 2017, vamos continuar caminhando à luz das cinco urgências na Evangelização, definidas pelas atuais Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.

Para nos ajudar a concretizar as cinco urgências na Evangelização, temos as pistas da assembleia diocesana, que aconteceu em novembro do ano passado, e da nossa assembleia paroquial que aconteceu em janeiro deste ano.

Nestes últimos anos, muito se fez na dimensão missionária em nossa paróquia, mas há muito que se fazer ainda. No lugar das equipes missionárias, vamos fortalecer o COMIPA (Conselho Missionário Paroquial), com mais representação das Comunidades. É necessário criar mais consciência missionária nas lideranças das comunidades, as pastorais devem ter mais espírito missionário, temos que trabalhar a missão ad gentes, e a missão além -fronteiras. As visitas missionárias ainda permanecem como desafio, pois as mesmas não são bem assumidas pela maioria das lideranças das Comunidades.

A exortação apostólica do Papa Francisco sobre a Alegria do Evangelho deve continuar presente em nossa caminhada nos iluminando e nos lançando sempre mais no compromisso missionário, numa Igreja que não se acomoda, mas que sai em busca dos afastados, dos marginalizados, dos doentes e dos pecadores.

Cada cristão e cada comunidade há de discernir qual é o caminho que o Senhor lhe pede, mas todos somos convidados a aceitar esta chamada: sair da própria comodidade e ter a coragem de alcançar todas as periferias que precisam da luz do Evangelho (EG nº 20).

Nossa caminhada pastoral de 2017 será vivida também à luz da celebração do Ano Mariano, convocado pela Igreja no Brasil, a ser celebrado de 12/10/16 – 11/10/17, em comemoração aos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, nas águas do Rio Paraíba.

Maria é modelo de evangelização, e há de nos inspirar para que nossa ação evangelizadora seja cada vez mais missionária.

Continuemos firmes na caminhada, olhando sempre para frente com esperança, com ousadia, apertando os passos e confiando na promessa de Jesus: “Eis que eu estou com vocês todos os dias, até o fim do mundo” (Mt 28,20).

Mãos à obra! Coragem! Fé em Deus! Bíblia na mão e no coração, e pé na missão.

Que o Deus da ternura e da bondade abençoe a todos e a todas. Amém.