A Palavra do nosso Pároco – Setembro 2015

“A Palavra de Deus é viva, eficaz e mais penetrante que qualquer espada de dois gumes. Penetra até dividir alma e espírito, articulações e medulas. Julga os pensamentos e as intenções do coração” (Hb 4,12).

Esta frase da carta aos Hebreus inclui duas palavras dinâmicas e sempre atuais: viva e eficaz. Viva para responder aos anseios, às buscas, às necessidades dos homens e das mulheres de hoje. Eficaz porque o homem e a mulher modernos já não suportam algo que não tem significado e nem se sente atraído a aquilo que não é eficaz.

 

mês-da-biblia

 

A Palavra de Deus é a experiência vivida pelo povo de Israel de que Deus é amor fiel (1Cr 1,9), que está presente desde a origem até o cumprimento total das suas promessas: quando Deus será tudo em todos (1Cor 15,28). A Palavra de Deus contém as respostas do povo às ações e propostas de Deus, acolhendo sua aliança, outras vezes entrando por caminhos errados. Deus nunca abandona seu povo, e por isso envia seu Filho como Palavra Viva e Eficaz, para realizar suas promessas. A Palavra de Deus é Jesus: caminho, verdade e vida (Jo 14,6). O Caminho verdadeiro nos leva à Vida. Ao se apresentar como caminho, Jesus resume as dimensões inseparáveis da Palavra: presença e dons de Deus às pessoas para que convivam como filhos e irmãos, e realizem um mundo novo, justo, fraterno e de paz.

Através da Palavra, Deus não só se revelou ao povo, mas acompanhou, ao longo da história, sua peregrinação, suas lutas, vitórias, angústias, dores na escravidão e no exílio. E pela Palavra alimentou a esperança, consolou na aflição, aliviou os sofrimentos, expressou compaixão, misericórdia, amor e ternura de Pai.

Foi também pela Palavra que seu Filho Jesus Cristo veio habitar entre nós, e pela Palavra anunciounos a Boa Nova do Reino de Deus.

Como cristãos, precisamos ter mais familiaridade com a Palavra de Deus. Por isso é importante o estudo, a reflexão, a participação em formações sobre a Palavra de Deus. Entre as muitas formas de se aproximar da Palavra de Deus, existe uma privilegiada, à qual chamamos leitura orante, com seus quatro momentos – leitura, meditação, oração e contemplação. A leitura orante da Bíblia é o coração da vida cristã, que tem como principal fonte de espiritualidade a escuta e a obediência à Palavra de Deus.

“A Palavra está muito perto de ti: na tua boca e no teu coração, para que a ponhas em prática” (Dt 30,14). Na boca, pela leitura; no coração, pela meditação e oração; na prática, pela contemplação e ação.

Também é muito importante a participação nos grupos de base (grupos de reflexão da Palavra de Deus), onde se faz a leitura orante de um texto bíblico, e ajuda as pessoas a colocarem em prática a Palavra de Deus. Valorizemos sempre mais os grupos de base, fortalecendo os que já existem, e suscitando outros nas comunidades.

O documento do Papa Bento XVI sobre a Palavra de Deus nos convida a conferir um caráter bíblico a toda pastoral. A Ação evangelizadora deve estar sempre fundamentada nas Sagradas Escrituras. As diretrizes gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, por meio de uma das cinco urgências na evangelização, quer que sejamos Igreja, como lugar de animação bíblica da vida e da pastoral.

Que o Deus da vida, nosso libertador, abençoe a todos e a todas.

Coragem irmãos e irmãs! Bíblia na mão e no coração, e pé na missão.

padre-tarcisio

 

Padre Tarcísio.