A Palavra do nosso Pároco – Março 2016

Disse Jesus: “Tudo está realizado. E inclinando a cabeça, entregou o espírito” (Jo 19,30).

Quero motivar todo o povo de Deus, que caminha e participa das Comunidades que compõem a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, a participar e a viver intensamente as celebrações da Semana Santa.

A Semana Santa, que inclui o Tríduo Pascal, visa recordar a Paixão e Ressurreição de Cristo, desde a sua entrada messiânica em Jerusalém (Diretório da Liturgia 2016, página 78).

semana-santa-2016

Convido todos a celebrar a Semana Santa de 2016, iluminados pelo Ano do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia. “Sede misericordiosos, como o vosso Pai é misericordioso” (Lc 6,36). É um programa de vida tão empenhativo como rico de alegria e p a z . Contemplemos a misericórdia de Deus, e a assumamos como próprio estilo de vida.

Também devemos viver a Semana Santa iluminados pela Campanha da Fraternidade, que neste ano tem como tema: Casa Comum, Nossa Responsabilidade. A responsabilidade pela Casa C o m u m é d e t o d o s , d o s governantes e da população. Assumir a responsabilidade com a Casa Comum exige uma profunda mudança no estilo de vida e nos valores que orientam nossa ação.

Na Semana Santa recordamos os mistérios mais profundos de nossa fé: a morte e a Ressurreição de Jesus, a plenitude do mistério de nossa redenção, iniciado com a encarnação do Filho de Deus, Jesus Cristo, Nosso Senhor.

Vivamos a Semana Santa como especial ocasião para a renovação da fé pascal e para a catequese sobre os Mistérios da nossa “fé pascal” no Redentor, o Senhor Ressuscitado, vencedor do pecado e da morte.

Quero destacar a importância da participação de todos nas celebrações do Tríduo Pascal. Nenhum cristão católico deveria deixar de participar. Que seja uma prioridade e compromisso de todos.

O Tríduo Pascal da Paixão e Ressurreição do Senhor começa com a Missa vespertina da Ceia do Senhor, possui o seu centro na Vigília Pascal e encerra-se com as V é s p e r a s d o D o m i n g o d a Ressurreição. É o ápice do ano litúrgico porque celebra a Morte e a Ressurreição do Senhor, “quando Cristo realizou a obra da redenção humana e da perfeita glorificação de Deus pelo mistério pascal, quando morrendo destruiu a morte e ressuscitando renovou a vida” (Diretório da Liturgia 2016, página 82).

Façamos da Semana Santa um grande retiro espiritual para nós, participando das celebrações, da procissão do encontro, da via-sacra, realizando momentos de oração individual, e meditando a Palavra de Deus. Sugiro que se faça a Leitura Orante da Bíblia, pode ser feita pelos membros da família, ou i n d i v i d u a l m e n t e . I n d i c o o s seguintes textos bíblicos: Jo 13,1-1; Jo 17,1-26; Lc 23,1-49. Os passos para a Leitura Orante são: Leitura do texto: destacar o que mais chamou a atenção. Meditação: o que o texto diz para mim e para nós? Oração: o que o texto me faz dizer? Contemplação: o que o texto me leva a ser e a fazer? Formular um compromisso de vida e escolher uma palavra ou uma frase que resuma este compromisso para memorizar e depois colocar em prática. Que estes dias sejam também dias de silêncio, de revisão de vida e de uma maior união com Jesus Cristo, e assim podermos seguir seus passos, e participarmos de sua vitória. Façamos nestes dias também o jejum da televisão, do rádio e da internet.

Que a Semana Santa nos torne mais comprometidos com Jesus Cristo, com a ação evangelizadora da Igreja, com a natureza, o meio ambiente, e com toda a criação.

Uma boa e frutuosa Semana Santa a todos e a todas. Fé em Deus.

Mãos à obra. Bíblia na mão e no coração e pé na missão.

padre-tarcisio