A Palavra do nosso Pároco – Abril 2018

SER VOLUNTÁRIO!

A MESSE É GRANDE, MAS OS OPERÁRIOS SÃO POUCOS. O SENHOR TE CHAMA! QUAL É A SUA RESPOSTA?

Ser voluntário é saber compartilhar o que temos de mais precioso: amor, felicidade, sabedoria, conhecimento, tempo e humildade. O voluntariado, então pressupõe o compartilhar, e não o descartar as sobras do cotidiano. É uma relação humana, rica e solidária. Ser voluntário não é tapar buracos e compensar carências. É contribuir, de modo contínuo e duradouro, para ajudar quem necessita e melhorar a qualidade de vida da comunidade. Uma oportunidade de fazer amigos, viver novas experiências, conhecer novas realidades. É ensinamento e aprendizado. Todos, independentemente da idade e das condições físicas, têm capacidades, habilidades e dons que podem ajudar alguém.

Prestar um trabalho voluntário não é uma atitude casual. Deve ser realizado com consciência, responsabilidade e comprometimento. Portanto, assuma somente aquilo que você tem certeza de poder realizar. Venha ser voluntário! Junte-se a nós! Conheça nossas pastorais e o que elas fazem. Todas elas necessitam de mais agentes, de voluntários. Muitos trabalhos não estão acontecendo, ou não estão crescendo, por falta de agentes, isso tem gerado perda da capacidade missionária e cansaço. Necessitamos de mais agentes para as diversas pastorais de nossas comunidades. Temos muito trabalho para realizar. Precisamos de você. Procure a comunidade e manifeste a sua aptidão por alguma pastoral. O Papa Francisco, na alegria do Evangelho nº 81, diz: “Quando mais precisamos de um dinamismo missionário que leve sal e luz ao mundo, muitos leigos temem que alguém os convide a realizar alguma tarefa apostólica e procuram fugir de qualquer compromisso que lhes possa roubar o tempo livre”.

É urgente desenvolver nos leigos as atitudes de gratuidade e de alteridade, para que se abram ao serviço como voluntário. A alteridade se fundamenta na encarnação e se refere ao outro, ao próximo, àquele que em Jesus Cristo é me irmão ou minha irmã, mesmo estando do outro lado do planeta. Em outras palavras, alteridade significa que eu existo no outro. A gratuidade encontra no mistério pascal sua máxima expressão e sua fonte permanente. A vida só se ganha na entrega, na doação por amor. “Quem perder a sua vida por causa de mim a encontrará!” (Mt 10,39). Com as atitudes de alteridade e gratuidade os leigos promovem a comunhão fraterna, a compaixão para com os pobres e marginalizados, a justiça e a paz. Quem experimentou verdadeiramente o amor de Deus que salva e liberta se torna um voluntário, sai em missão. “Ai de mim se eu não anunciar o Evangelho” (1Cor 9,16). Que inspirados na consciência missionária do apóstolo Paulo, sejamos os discípulos missionários de Jesus Cristo que o mundo e a Igreja necessitam. Não deixemos que nos roubem a disponibilidade para servir.

Coragem! Sigamos em frente na construção do Reino de Deus.

Deus abençoe a todos e a todas.