Catequese significa fazer ecoar. Ecoar a Palavra de Deus! Ela será o verdadeiro eco da Palavra de Deus se o/a catequista deixar transbordar no seu interior aquilo que nele, nela está repercutindo. Aquele/a que ouve, por sua vez, acolhe em seu coração este transbordamento e passa também a ser um eco dessa mesma Palavra. A mistagogia significa iniciar aqueles que querem fazer a caminhada de fé na Comunidade Cristã, seguindo os passos de Jesus, nos mistérios da fé cristã, cujo centro e ápice é o próprio Jesus Cristo ressuscitado.

 

 

A Catequese Mistagógica é mais do que ponto de chegada para que os sacramentos possam ser ponto de partida e de crescimento da fé e da vivência Cristã. Este tipo de catequese supõe um envolvimento maior da comunidade dos fiéis, uma aproximação mais orante do Evangelho, uma frequência maior aos sacramentos. O aprofundamento destes mistérios celebrados na liturgia, a vivência concreta da caridade, que vai consolidar a prática da fé cristã, incorporando mais profundamente à pessoa de Jesus Cristo e integração à Comunidade darão sentido novo à catequese e ajudarão os catequizandos a experimentar e viver o verdadeiro projeto de Jesus.

 

Se realmente sonhamos com uma catequese permanente, não tem como ignorar este modelo. A Catequese com Inspiração Catecumenal tem por objetivo conduzir os catequizandos para a participação em atividades transformadoras. Não podemos nos esquecer de que a mistagogia é uma educação para o viver cristão. Não basta a Palavra, a Liturgia e a oração se não nos convertemos. Assim, é muito oportuno que os catequizandos realizem atividades que os eduquem para a caridade e o compromisso social, como atividades em prol da ecologia e visitas em instituições sociais.

 

Uma catequese mistagógica necessita de agentes mistagogos que, pela graça do Espírito, ajudem as pessoas a deixarem-se transbordar no seu interior para o encontro decisivo com o Cristo Senhor da história, aderindo ao seu Reino. Só assim teremos uma catequese viva, Querigmática, Bíblica, Celebrativa, Orante e Mistagógica!

Equipe Paroquial de Catequese

NO COMMENTS

Leave a Reply